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Setor de Manutenção da UFSM recebe mais de 100 chamados por dia

Coordenadoria é responsável por realizar reparos que vão de serviços de carpintaria a manutenção de equipamentos



Com mais de 25 mil alunos, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se destaca pelo campus que integra alunos, professores e visitantes em um mesmo espaço. A Universidade, então, funciona como uma cidade, e para que todos os setores estejam operando de maneira eficiente, é necessário uma equipe por trás para dar suporte. A Coordenadoria de Manutenção é responsável por colocar a cidade em funcionamento, seja trocando as luzes de alguma Unidade de Ensino ou reformando uma janela que quebrou na Casa do Estudante, por exemplo. 

Atualmente o setor recebe em média 100 chamados por dia, para que reparos dos mais diversos tipos sejam realizados. Desde 2014 a UFSM possui um contrato com a empresa SulClean, que presta serviços de vigilância, portaria, recepção, limpeza, locação de mão-de-obra e serviços administrativos nos Campi da Universidade. Na Manutenção trabalham cerca de 100 pessoas, entre terceirizados e profissionais técnicos, e são atendidos 4 setores. São eles: Construção Civil (carpintaria, serralheria, marcenaria, serviços de pedreiro, pintura e vidraçaria), Paisagismo (conservação do campus em geral e corte de grama), Hidráulica (limpeza de caixa d’água, limpeza de poços artesianos, troca de chuveiro, pia e torneira) e Elétrica (telefonia, manutenção de equipamentos e manutenção/troca de tomadas e luminárias).

Troca de postes de madeira por postes de concreto

Além de garantir o funcionamento da Universidade, a Coordenadoria possui uma parceria com duas unidades de ensino, o Colégio Politécnico e o Centro de Ciências Rurais (CCR). Ambos os Centros utilizam as caçambas de domínio do setor para transporte de soja e arroz, coleta de maravalha e auxiliam na manutenção das máquinas.

Um dos maiores entraves enfrentados pelos profissionais do setor está no recebimento dos chamados. Cada Unidade possui um Núcleo de Infraestrutura (NUINFRA), responsável por filtrar as solicitações, a fim de agilizar os processos de manutenção. Segundo o Engenheiro Civil Rodrigo Santos, Coordenador de Manutenção, o principal problema está na falta de detalhes do que precisa ser trocado ou consertado. A falta de uma descrição completa acarreta em uma maior demora na prestação do serviço, visto que muitas vezes o profissional precisa realizar uma visita antes para tirar as medidas ou conferir o tipo de material do objeto em questão.

A falta de propriedade no momento de realizar o chamado também é encontrada nas ordens de serviço que necessitam de memorandos. Muitas vezes faltam informações básicas como número de telefone e número da sala ou do prédio que irá receber a reforma. Essas solicitações envolvem um projeto e materiais que não estão disponíveis no Almoxarifado Central, necessitando orçamento com empresa terceirizada. Neste caso, a verba necessária para a reforma fica sob responsabilidade de cada Unidade e todos os documentos precisam passar pelo Diretor do Centro e pelo Pró-Reitor de Infraestrutura para aprovação. 

Como solicitar uma ordem de serviço

Troca de telhas em prédio da Universidade

Qualquer usuário pode realizar o chamado de manutenção através da página da PROINFRA no site da Universidade. Dentro da página há uma aba chamada “serviços”, listando todas as áreas atendidas pelo setor de Manutenção. Basta escolher qual melhor se encaixa e clicar em “solicitar serviço”. Após isso, o sistema irá pedir login e senha para identificação e um painel irá abrir pedindo as informações sobre o reparo. 

Nesse último passo é importante que a descrição seja a mais detalhada possível, portanto dados como altura e largura, tipo de material que precisa ser consertado (porta metálica, porta de madeira, por exemplo), são bem-vindos. Além disso, para aqueles chamados vindos da CEU, o horário que o estudante estará disponível para receber a equipe é indispensável. Imagens para facilitar ainda mais o reconhecimento do problema também podem ser adicionadas no chamado. 

A Coordenadoria de Manutenção funciona de segunda à sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h, no prédio 65R. Já os plantões do setor Hidráulico e Elétrico atendem – além de segunda à sexta –  aos sábados, domingos e feriados, das 17h às 6h. 

 

Texto: Maria Carolina Dias, bolsista de Comunicação na PROINFRA

Fotos: Arquivo Coordenadoria de Manutenção

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