Ir para o conteúdo UMA Ir para o menu UMA Ir para a busca no site UMA Ir para o rodapé UMA

Restaurante Universitário da UFSM campus sede disponibilizará marmitex para alunos moradores das Casas do Estudante

A partir do dia 21 de fevereiro (segunda-feira), o Restaurante Universitário (RU) da UFSM campus sede disponibilizará marmitex (almoço e jantar) para estudantes moradores das Casas do Estudante. Nesta primeira etapa, haverá a produção e distribuição de aproximadamente 1500 marmitex por dia, que serão direcionados para os alunos com Benefício Socioeconômico (BSE) moradores das Casas do Estudante devidamente cadastrados na primeira etapa do censo da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE)

Agendamento e retirada do marmitex:

Para retirar o marmitex, os interessados e cadastrados no Censo da PRAE devem realizar o agendamento no aplicativo da UFSM Digital ou no Portal de agendamentos do RU, entrar no Restaurante usando máscara facial, apresentar a carteirinha de identificação (titulares e responsáveis pelos titulares), carteirinha de vacinação e retirar a refeição.  O consumo dentro do refeitório ainda não é permitido devido à pandemia.

• Horários de agendamento da retirada do marmitex:

Almoço: Até às 20h do dia anterior;

Jantar: Até às 11h30min.

• Horário para a retirada do marmitex:

Almoço: 11h30min – 13h.

Jantar: 18h – 19h15min.

Em caso de desistência, o interessado deve cancelar o agendamento ou disponibilizar, as duas opções podem ser realizadas no APP UFSM Digital ou no Portal do Restaurante Universitário.

Consumo e descarte

O marmitex é entregue em embalagem de isopor para garantir o melhor acondicionamento e manutenção da temperatura dos alimentos. Sugere-se o consumo imediato da refeição no apartamento de cada estudante, evitando aglomerações. Apesar do isopor ser um material reciclável, em Santa Maria não há empresas que façam o selecionamento e reciclagem de embalagens de isopor. Por isso, as embalagens devem ser higienizadas e descartadas nos contêineres cinzas – para rejeitos – espalhados no entorno das Casas do Estudante pelo campus da UFSM.

Por que o Isopor?

Mesmo sendo um material sem destinação reciclável no município, ele continua sendo o mais adequado para armazenamento e conservação dos alimentos disponibilizados nos marmitex. Pensando na redução de danos ambientais, o Projeto Janela Verde, desenvolvido pelo Comitê Ambiental da Casa do Estudante II da UFSM, realiza o chamado “Escambo Solidário”. Nele, há a troca de materiais de isopor higienizados por mudas de plantas, seguindo as devidas orientações. A cada 10 embalagens serão pagos 2 EcoPilas (moeda do projeto) que poderão ser utilizados na compra de mudas e plantas ornamentais, condimentares, aromáticas, medicinais e PANC’s produzidas no viveiro, como hortelã, peixinho-da-horta e guaco. Para acessar o catálogo completo de plantas, clique aqui! Além disso, o Comitê Ambiental da CEU continuará publicando novidades acerca do escambo solidário em seu perfil no Instagram (@ca.ufsm).