Ir para o conteúdo Idiomas sem Fronteiras Ir para o menu Idiomas sem Fronteiras Ir para a busca no site Idiomas sem Fronteiras Ir para o rodapé Idiomas sem Fronteiras
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cursos de língua estrangeira com objetivos acadêmicos

Descrição

O Idiomas sem Fronteiras surgiu no seio do Ministério de Educação, como forma de capacitar estudantes brasileiros para a internacionalização, com cursos de línguas estrangeiras. A Universidade Federal de Santa Maria participa desde o início do programa, cujo em ensino de língua prioriza o contexto universitário. Desde 2019, o Programa acontece no âmbito da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, e é chamado Rede Andifes – Idiomas sem Fronteiras.

Na UFSM, são oferecidos cursos gratuitos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português para estrangeiros, sempre pensando o uso da língua com fim acadêmico. Dessa forma, temos cursos em módulos de 16 a 48 horas de aula, para servidores e estudantes da UFSM, residentes do HUSFM e também para professores da Rede Básica de ensino.

Os professores desses cursos são bolsistas em residência docente, sejam eles graduandos e recém graduados em licenciaturas de língua estrangeira, sob a coordenação dos professores da UFSM responsáveis por cada um dos idiomas ensinados e da coordenadora pedagógica de italiano nacional. Dessa forma, o projeto do Idiomas sem Fronteiras também contempla a formação continuada de professores de línguas estrangeiras, orientando-os na especificidade do ensino de línguas para fins acadêmicos.

Público Alvo
  • Estudantes da UFSM, incluindo alunos do CTISM e do Politécnico.
  • Servidores técnicos e servidores docentes da UFSM.
  • Residentes do HUSM.
  • Professores da Rede Básica de Ensino.
 
Contato