As modalidades de auxílio do PRH-ANP/MCTI são na forma de (i) Bolsas, destinadas a alunos participantes de cursos com ênfase no setor petróleo e gás natural, ao Pesquisador Visitante e ao Coordenador do Programa, e (ii) Taxa de Bancada.
As Bolsas são tipificadas de acordo com a categoria e estágio do curso, conforme abaixo:
• Bolsa de Graduação (GRA) → Destina-se a financiar a participação de alunos em curso de graduação, a partir do quinto período, desde que concluídas todas as disciplinas do ciclo básico, com a finalidade de elaborar monografia em tema relacionado ao setor petróleo, gás natural e biocombustíveis.
• Bolsa de Mestrado (MSc) → Destina-se a financiar a participação de alunos em curso de mestrado, bem como a elaboração de dissertação em tema relacionado ao setor petróleo, gás natural e biocombustíveis.
• Bolsa de Doutorado (DSc) → Destina-se a financiar a participação de alunos em curso de doutorado, bem como a elaboração do trabalho de tese em tema relacionado ao setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis.
• Bolsa de Pesquisador Visitante (PV) → Destina-se a (i) auxiliar em pesquisa sobre as tendências tecnológicas do setor petróleo e gás natural, para identificação de oportunidades
de novos cursos de capacitação de recursos humanos e estudo de adequação curricular para o atendimento das oportunidades detectadas, e (ii) atender à necessidade de complementação do quadro docente, frente à introdução de disciplinas eletivas ou optativas específicas para caracterizar a ênfase requerida.
A Taxa de Bancada destina-se a contribuir com as despesas relacionadas à melhoria e à manutenção de atividades e serviços necessários ao desenvolvimento do programa ou curso, principalmente em relação àquelas relacionadas com as atividades laboratoriais dos alunos.