O DTG Noel Guarany foi fundado no dia 22 de novembro de 2005, tendo como primeira patroa a jovem Fernanda Flores.
O objetivo que estimulou a criação da entidade era integrar os acadêmicos que, oriundos de diversos locais do RS e que costumavam frequentar os espaços tradicionalistas em suas cidades de origem, vinham morar em Santa Maria mas não reuniam condições de inserir-se nas entidades já existentes.
Assim, um grupo de acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria reuniu-se em 2005 e elaborou o Projeto do DTG Noel Guarany (atualmente um Programa de Extensão), que contou com o apoio do Professor Irineo Zanella para sua efetivação. Inicialmente, o Departamento visava congregar os estudantes do Centro de Ciências Rurais (CCR), em menos de 3 meses já tinha assumido proporções frente toda a UFSM.
Acreditando na ideia de cultura e tradição com responsabilidade e ética, o DTG fora em busca de sua filiação ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, efetivada no ano de 2008, onde atua como Entidade Plena Estudantil.
Contamos com o apoio de diversos setores da UFSM, como a Reitoria, Pró Reitoria de Extensão, Colégio Politécnico e servidores. Realizamos trabalhos que buscam resgatar valores e a identidade sul rio-grandense, atuando nas áreas artísticas, cultural, social, campeira e de esportes. Nossos projetos e atividades são desenvolvidos propriamente pelos integrantes que atuam no DTG, sejam eles acadêmicos ou pessoas da comunidade em geral.