No último dia 02 de maio, a Auditoria Interna da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) completou 14 anos de existência, consolidando-se como uma unidade estratégica na promoção da governança, integridade, transparência e melhoria contínua da gestão universitária.
Vinculada ao Conselho Universitário (CONSU) e tecnicamente subordinada às normas e orientações expedidas pela Controladoria-Geral da União (CGU), a Audin tem como principais objetivos:
– Assessorar a alta administração no aperfeiçoamento dos processos organizacionais;
– Contribuir para o alcance dos objetivos institucionais, por meio de avaliações sistemáticas da governança, da gestão de riscos e dos controles internos;
– Expedir recomendações de natureza pedagógica e orientativa, voltadas à melhoria da eficiência, eficácia e efetividade na aplicação de recursos públicos.
Desde sua criação, em 2011, a Unidade passou por significativas transformações em sua forma de atuação. Inicialmente centrada na verificação de conformidade, a Auditoria evoluiu para um modelo de trabalho mais proativo e estratégico, alinhado às diretrizes do governo federal para a atividade de auditoria interna governamental.
Em seus 14 anos de história, a Auditoria Interna reafirma seu compromisso com a missão institucional da Universidade e com os princípios que regem a Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
No vídeo a seguir, conheça mais sobre o papel da Auditoria Interna na UFSM e aspectos gerais de seu funcionamento. O material foi produzido pela Auditora Gislaine Borges, no contexto de atividade acadêmica vinculada ao doutorado no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas da UFSM.