Ir para o conteúdo Avaliação Institucional Ir para o menu Avaliação Institucional Ir para a busca no site Avaliação Institucional Ir para o rodapé Avaliação Institucional

CPA adia pesquisa de bem-estar e saúde mental

Confira a seguir nota à comunidade da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) sobre o adiamento da pesquisa de bem-estar e saúde mental.

NOTA À COMUNIDADE

Nesta quarta-feira, 19 de julho, recebemos um e-mail da direção do Centro de Ciências da Saúde.

Trata-se de uma preocupação manifestada pelos diretores e diretoras das Unidades de Ensino da UFSM envolvendo a forma como foi conduzida a aprovação do projeto que deu origem à aplicação, pela CPA, da pesquisa de bem-estar e saúde mental.

Enquanto CPA, temos procurado manter diálogo com os diferentes gestores da instituição na busca de que as informações coletadas e sistematizadas pela comissão sejam, cada vez mais, utilizadas como insumo tanto para a realização de ações pontuais, como para o desenvolvimento de políticas institucionais.

A pesquisa de bem-estar e saúde mental foi acolhida pela CPA dentro desse contexto, buscando dar força a um processo de levantamento de informações cujos resultados tem potencial para servir de base para o desenvolvimento de políticas institucionais voltadas para o bem-estar e saúde mental de estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes.

Considerando a importância do tema e o desconforto causado pelo formato de aprovação da pesquisa, enquanto presidente da CPA, tomei a liberdade de conversar com o professor responsável pela pesquisa e, de comum acordo, decidimos suspender a aplicação da pesquisa e retomá-la no próximo semestre, após terem sido seguidos todos os ritos que estão sendo sugeridos. A partir desta quinta-feira a coordenadoria de comunicação fará os ajustes nas peças que estamos utilizando na campanha e o questionário de bem-estar e saúde mental será desabilitado do sistema.

Peço que compreendam a necessidade deste ajuste de rumos e aproveito a oportunidade para informar que, até o momento, estamos com cerca de 14% de participação entre docentes e TAEs e 3,5% de participação de estudantes.

Fernando Pires Barbosa
Presidente da CPA