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CONHEÇA OS MEMBROS DA CSA/CTE



As Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desempenham um papel fundamental na promoção e expansão dos processos de avaliação institucional em todas as unidades de ensino da instituição, incluindo os campi fora de sede. Criadas para garantir a qualidade educacional, as CSAs estão presentes em todas as unidades que oferecem cursos de ensino superior, abrangendo também as demandas específicas do Ensino a Distância (EaD) por meio da CSA vinculada à Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CTE).

De acordo com o artigo 17 da Resolução N. 067/2021, as CSAs têm responsabilidades estratégicas, como sensibilizar a comunidade acadêmica para a importância da avaliação institucional, desenvolver processos de autoavaliação nas unidades, sistematizar informações solicitadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e acompanhar avaliações internas e externas dos cursos. Além disso, as comissões fornecem relatórios analíticos e diagnósticos aos gestores e coordenadores de curso, com base nos resultados das avaliações e nos indicadores estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM. Esses relatórios, apresentados anualmente à CPA, fundamentam ações realizadas e previstas para aprimorar a qualidade educacional.

As CSAs são compostas por, no mínimo, três membros, garantindo a representatividade equilibrada entre docentes, técnicos-administrativos em educação (TAEs) e discentes, sem que haja predominância de um único segmento. Na CSA/CTE, responsável pelos cursos EaD, a composição atual, definida pela Portaria de Pessoal da UFSM N. 1.130/2024 e sua respectiva apostila, é formada por:

  • Alexandre Schlöttgen (TAE – Presidente)

  • Thiago Cattani Naidon (Professor – Vice-Presidente)

  • Alexandre Osório Roballo Guedes (Discente – Membro)

Ao promover a autoavaliação e o acompanhamento contínuo dos processos educacionais, a CSA/CTE garante que os cursos EaD mantenham elevados padrões de qualidade, alinhados aos objetivos estratégicos da instituição. Essa estrutura fortalece a modalidade a distância, assegurando que os estudantes tenham acesso a uma formação acadêmica robusta, com suporte tecnológico e pedagógico de excelência, consolidando a UFSM como referência em educação inclusiva e inovadora.

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