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CSA/CTE PARTICIPA DA 40° JAI NA UFSM COM RELATÓRIO PRÓPRIO



A Comissão Setorial de Avaliação da Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CSA/CTE) participou da 40ª Jornada Acadêmica Integrada, no Salão de Pesquisa, Ensino e Extensão, por meio do trabalho intitulado “Percepção da Infraestrutura e Recursos dos Polos de Graduação e Pós-Graduação a Distância da UFSM”.

O estudo é o primeiro levantamento interno produzido totalmente pela CSA/CTE, com autoria do estagiário e bolsista Alexandre Osório Roballo Guedes, do presidente da comissão Alexandre Schlöttgen, da coordenadora da CTE, professora Cristiane Cauduro Gastaldini, e do coordenador UAB, professor Thiago Cattani Naidon.

Além dos autores, esteve presente no Centro de Convenções da UFSM a ex-presidente da CSA/CTE, Patrícia Nunes Pezzini.

Sobre o projeto: Com a expansão do ensino a distância no Brasil, a avaliação da infraestrutura e recursos dos polos de apoio educacionais é essencial para promover equidade e qualidade no aprendizado. A pesquisa em questão visa compreender a realidade dos polos de graduação e pós-graduação a distância vinculados à rede Universidade Aberta do Brasil (UAB). Realizada entre 23 de outubro e 6 de novembro de 2024, com participação de 42 polos, o questionário foi respondido majoritariamente por coordenadores (95,2%), abordando perfil acadêmico, infraestrutura e percepção sobre gestão do ensino a distância. Os dados analisados revelam 253 colaboradores nos polos, com variação significativa no quantitativo e funções multifacetadas, incluindo coordenadores, auxiliares administrativos e tutores. A infraestrutura física e tecnológica apresenta médias satisfatórias: salas de aula (4,33), laboratórios de informática (4,24), secretaria acadêmica (4,29), acesso à internet (4,38), equipamentos de informática (4,05), iluminação (4,43), ventilação (4,29) e mobiliário (3,76) em escala de 1 a 5. A acessibilidade é forte para mobilidade reduzida (95,2% com rampas/elevadores), mas limitada para deficiências visuais/auditivas (64,3% sem materiais adaptados). A localização é acessível em 100% dos casos, com 97,6% recebendo alunos rurais ou de outras cidades. A infraestrutura influencia moderadamente visitas presenciais (média 3,76) e senso de pertencimento à UFSM (3,62), assim como acessibilidade (3,57 e 3,60) e localização (3,86 e 3,67).

Um relatório completo está sendo produzido para compartilhamento com os polos, prefeituras, Prograd, ProInfra e Coordenações UAB e da CTE.

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https://ufsm.br/r-741-915

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