Os indicadores de qualidade são expressos em escala contínua e numa escala de cinco níveis,
em que os níveis iguais ou superiores a 3 (três) indicam qualidade satisfatória. Eles servem
como orientadores das avaliações in loco do ciclo avaliativo, sendo importantes instrumentos
de avaliação da educação superior brasileira. Os indicadores apresentados aqui são:
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)- é um indicador de qualidade
que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus
desempenhos no Enade e no Enem, como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento
ao ingressar no curso de graduação avaliado.
Conceito Enade– É um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes
no Enade. Seu cálculo e divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes
participantes do Exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)- é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e
divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes,
no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente,
infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional
de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)- é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de
Educação Superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos:
– Média dos CPCs do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas
em cada um dos cursos computados;
– Média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação
trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de
pós-graduação correspondentes;
– Distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo
as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.
Indicadores de Qualidade – Ano Base 2010
Indicadores de Qualidade – Ano Base 2011
Indicadores de Qualidade – Ano Base 2012
Indicadores de Qualidade – Ano Base 2013
Indicadores de Qualidade – Ano Base 2014
Indicadores de Qualidade – Ano Base 2015
Indicadores de Qualidade – Ano Base 2016
Indicadores de Qualidade – Ano Base 2017