Ir para o conteúdo Gabinete da Reitoria Ir para o menu Gabinete da Reitoria Ir para a busca no site Gabinete da Reitoria Ir para o rodapé Gabinete da Reitoria
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Reitora da UFSM participa da primeira reunião do pleno da Andifes, em Brasília



Martha Adaime, reitoria da UFSM, em sua fala durante o Pleno da Andifes
Prof. Martha Adaime durante sua fala no Conselho Pleno da Andifes. Foto: Andifes

A reitora da Universidade Federal de Santa Maria, Prof.ª Martha Adaime, cumpriu agenda na capital federal entre os dias 26 e 28 de janeiro de 2026. Além de comparecer ao Encontro de Reitoras e Vice-reitoras na segunda-feira (26), Martha participa da 209ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes.

Enfrentamento à Violência de Gênero

A agenda teve início em 26 de janeiro com o Encontro de Reitoras e Vice-reitoras. O ponto central foi o debate sobre o “Protocolo de intenções para prevenção, acolhimento e enfrentamento da violência contra as mulheres”, uma iniciativa conjunta entre o Ministério das Mulheres e o Ministério da Educação. O grupo deliberou propostas para fortalecer políticas de segurança e proteção à vida no ambiente universitário, que foram posteriormente levadas ao Conselho Pleno.

Planejamento e Orçamento 2026

Nos dias 27 e 28, a reitora acompanhou a pauta da 209ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes, que contemplou pautas sobre Planejamento Estratégico e gestão de riscos e análise da Lei Orçamentária Anual (LOA 2026) e do orçamento da própria associação. 

O encontro também priorizou debates sobre estratégias de enfrentamento à violência nas universidades federais, com a participação da Procuradoria-Geral Federal (AGU), e a apresentação de novas diretrizes da SECADI para o fomento a cursos de formação continuada voltados às políticas de diversidade e inclusão.  

Em sua fala, Martha ressaltou que, apesar das severas dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino nos últimos quatro anos, a coragem para seguir adiante advém do apoio mútuo. “Estar à frente da UFSM é um processo contínuo de aprendizado e construção conjunta. É a força desse coletivo, que inclui a Andifes e o grupo das reitoras e vice-reitoras, que nos permite lutar com firmeza pelo fortalecimento do ensino, da ciência, da tecnologia e da inovação no Brasil”, afirmou a reitora.

Confira a Programação da 209ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes clicando aqui

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete da Reitoria

Foto: Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-361-1341

Publicações Recentes