
A reitora da Universidade Federal de Santa Maria, Prof.ª Martha Adaime, cumpriu agenda na capital federal entre os dias 26 e 28 de janeiro de 2026. Além de comparecer ao Encontro de Reitoras e Vice-reitoras na segunda-feira (26), Martha participa da 209ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes.
Enfrentamento à Violência de Gênero
A agenda teve início em 26 de janeiro com o Encontro de Reitoras e Vice-reitoras. O ponto central foi o debate sobre o “Protocolo de intenções para prevenção, acolhimento e enfrentamento da violência contra as mulheres”, uma iniciativa conjunta entre o Ministério das Mulheres e o Ministério da Educação. O grupo deliberou propostas para fortalecer políticas de segurança e proteção à vida no ambiente universitário, que foram posteriormente levadas ao Conselho Pleno.
Planejamento e Orçamento 2026
Nos dias 27 e 28, a reitora acompanhou a pauta da 209ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes, que contemplou pautas sobre Planejamento Estratégico e gestão de riscos e análise da Lei Orçamentária Anual (LOA 2026) e do orçamento da própria associação.
O encontro também priorizou debates sobre estratégias de enfrentamento à violência nas universidades federais, com a participação da Procuradoria-Geral Federal (AGU), e a apresentação de novas diretrizes da SECADI para o fomento a cursos de formação continuada voltados às políticas de diversidade e inclusão.
Em sua fala, Martha ressaltou que, apesar das severas dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino nos últimos quatro anos, a coragem para seguir adiante advém do apoio mútuo. “Estar à frente da UFSM é um processo contínuo de aprendizado e construção conjunta. É a força desse coletivo, que inclui a Andifes e o grupo das reitoras e vice-reitoras, que nos permite lutar com firmeza pelo fortalecimento do ensino, da ciência, da tecnologia e da inovação no Brasil”, afirmou a reitora.
Confira a Programação da 209ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes clicando aqui
Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete da Reitoria
Foto: Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior