A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio do Gabinete da Reitoria, instituiu o Grupo de Trabalho Paulo Devanier Lauda de Verdade e Memória da UFSM, com o objetivo de elaborar um relatório atualizado que reúna e integre todos os atos praticados pela Comissão da Verdade da instituição, criada por meio da Portaria nº 75.620, de 15 de junho de 2015, e suas apostilas.
A medida foi oficializada pela Ordem de Serviço Nº 13/2026, assinada pela reitora da UFSM, e busca consolidar as ações desenvolvidas pela Comissão da Verdade ao longo de sua atuação.
O Grupo de Trabalho será composto por representantes da UFSM e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Santa Maria. Pela universidade, integram o grupo os servidores Darci Roberto Trevisan Fidler, Alcir Luciany Lopes Martins, Glaucia Vieira Ramos Konrad e Diorge Alceno Konrad. Representando a OAB Subseção Santa Maria, participam os advogados Márcio de Souza Bernardes e Márcio Morais Brum.
Terá vigência inicial de 60 dias, podendo ser renovada conforme o interesse da Administração. O documento também estabelece que todos os atos praticados durante a vigência da Comissão da Verdade da UFSM serão aproveitados na elaboração do relatório atualizado.
A iniciativa reforça o compromisso institucional da UFSM com a preservação da memória, a valorização da democracia e o resgate histórico das ações desenvolvidas no âmbito da Comissão da Verdade.