Sugestões enviadas por estudantes e servidores passam a identificar espaços de convivência, pausa e cuidado nos campi da Universidade
Os redários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) agora têm nomes definidos. A iniciativa, promovida pelo Projeto UFSM Conecta Saúde Mental, convidou a comunidade acadêmica a participar da escolha dos nomes dos espaços instalados nos diferentes campi da instituição.

(Campus Santa Maria – Redário localizado perto do RU II, nomeado como Dupla de 3)
A ação teve como objetivo fortalecer o sentimento de pertencimento e valorizar os redários como ambientes de convivência, descanso e cuidado no cotidiano universitário. As sugestões recebidas foram avaliadas considerando aspectos como bem-estar e saúde mental, convivência, identidade institucional e valorização do cuidado coletivo.
Os redários foram implantados como espaços de pausa e interação, oferecendo à comunidade universitária locais para descanso entre as atividades acadêmicas e profissionais, além de incentivar encontros e novas formas de ocupação dos ambientes da Universidade.
No Campus Sede, os nomes escolhidos foram:
- RU I: AmarElo
- Ponte Seca: Ponte de Encontro
- Biblioteca Central: Pausa & Página
- CEU II: Refúgio da CEU
- Planetário: Constelação
- RU II: Dupla de 3
- Lago da Reitoria: De boa na lagoa
Nos campi fora de sede, os redários receberam os seguintes nomes:
- Campus Cachoeira do Sul: Aconchego
- Campus Palmeira das Missões: Cama de gato
- Campus Frederico Westphalen: Entrenós

(Campus Palmeira das Missões – Redário localizado entre o Restaurante Universitário e a Casa do Estudante Universitário, nomeado como Cama de gato
Cada nome representa uma forma de olhar para esses espaços e para as experiências construídas dentro da Universidade. As escolhas reforçam a ideia dos redários como pontos de encontro, acolhimento e conexão entre pessoas.
A implantação dos redários integra as ações do UFSM Conecta Saúde Mental, projeto que busca fortalecer iniciativas institucionais relacionadas à promoção da saúde mental, prevenção e construção de ambientes universitários mais acolhedores.
Com os novos nomes, os redários passam a carregar também as histórias, ideias e significados construídos coletivamente pela comunidade acadêmica.
UFSM Conecta Saúde Mental