Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

PRE conhece as demandas do vale do Jacuí

Foi realizado na tarde da última quarta, 06, o Fórum Regional Permanente de Extensão em Cachoeira do Sul (RS). A cidade, que abriga o campus mais novo da UFSM, foi a terceira a receber do Fórum, que está percorrendo todos os campi da instituição e ouvindo as demandas das comunidades regionais da Universidade. O evento contou com a presença do pró-reitor de extensão substituto, Rudinei Soares Pereira, o diretor do campus da UFSM Cachoeira do Sul, Rogério Brittes da Silva, o secretário municipal de Administração, Marco Aurélio, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Alberto, representantes de entidades públicas e privadas da região de Cachoeira do Sul, comunidade acadêmica e externa.

Prof. Rudinei Pereira, Pró-reitor Substittuto de Extensão; Vereador Carlos Alberto, Presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul; Secretário Municipal de Administração Marco Aurélio e; Prof. Rogério Brittes, Diretor da UFSM – Cachoeira do Sul.

Durante a abertura do evento, o secretário de administração lembrou da importância do fórum na consolidação da UFSM em Cachoeira do Sul, que neste ano inaugurou sua sede própria na cidade. Marco Aurélio destacou que a presença da Universidade no município é a concretização de um sonho da comunidade cachoeirense e que nos cinco anos de atuação do campus muitos avanços foram perceptíveis na cidade.

O presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Alberto, também destacou a luta da comunidade para que fosse concretizado uma unidade da UFSM na cidade. Para o vereador, a instituição é fundamental na consolidação de Cachoeira como um polo regional de educação superior pública.

O diretor da UFSM Cachoeira do Sul, Rogério Brittes da Silva, destacou que com a consolidação do campus da UFSM, que está com a conclusão das obras previstas para esse ano, a capacidade de atendimento à comunidade através dos projetos de Extensão deve aumentar, fortalecendo o papel da UFSM como propulsora do desenvolvimento regional.

Atualmente, o campus de Cachoeira do Sul desenvolve aproximadamente 27 ações de extensão, em sua maioria na área de Tecnologia e Cultura.

Demandas regionais

A comunidade externa também pode expor suas demandas através do preenchimento do formulário online, que pode ser encontrado no site da PRE (http://www.ufsm.br/pre/forum).

Durante o Fórum, as principais demandas levantadas pela comunidade foram relacionadas à educação. Dentre as prioridades levantadas estão cursos voltados à gestores estaduais de educação e a distribuição do material da Agenda 2030 para as escolas atendidas pela 24a Coordenadoria de Educação. Além disso, a questão da mobilidade urbana também foi sinalizada como área prioritária de atuação da UFSM.

A partir dessas demandas apontadas pela comunidade e dos dados coletados pela plataforma online, a PRE irá orientar a criação de novas ações e definir os critérios de divisão dos recursos do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX).

Texto: Wellington Hack/ Pró-Reitoria de Extensão