Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Laboratório da UFSM-CS realiza parceria com empresa de Candelária

No dia 09 de julho, o Laboratório de Modelagem (Modelab) do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus da UFSM em Cachoeira do Sul, em parceria com a empresa Cerâmica Candelária, realizou a premiação do Concurso de Ideias para Logotipos, atividade ligada ao termo de cooperação firmado entre a UFSM e a empresa.

A ideia do concurso surgiu a partir da percepção de membros do Modelab que sentiram a necessidade de renovar a identidade visual da empresa, uma vez que estava sendo produzido um catálogo dos blocos cerâmicos com realidade aumentada. Como se trata de uma tecnologia avançada, a sugestão foi de renovar a logomarca para algo mais coerente com o novo catálogo.

Puderam participar do concurso todos os alunos da UFSM, de forma individual ou em equipe. Segundo a Profa. Laline Cenci, membro da Comissão Organizadora, o objetivo foi aproximar os acadêmicos sobre a temática de identidade visual, através do debate de ideias voltadas a concepção de uma logomarca. Além da Profa. Laline, fizeram parte da Comissão Organizadora, a estudante Stéphane Soares Vieira e os professores Olavo Avalone e Julio Pires.

Na Comissão Julgadora participaram os professores Débora Grigoletto, da UFSM-CS, e André Noronha, do IFRS – Alvorada, além dos diretores da empresa Glaucy Ortiz Lange e Jackson Lange. Ao todo, foram 13 propostas inscritas. A avaliação foi feita às cegas, sem que os membros da Comissão Julgadora soubessem quem eram os proponentes. Em 1º lugar, ficou a proposta de Welington Pfeiffer. Em 2º lugar, a do estudante Thiago Pozzatti Flores. Ainda, o aluno Henrique Callegaro Soares recebeu uma menção honrosa. Todos são discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM. Durante a premiação, os alunos que participaram do evento puderam conhecer a empresa e seu processo de fabricação, incluindo a tecnologia de máquinas para os fornos e o braço robótico.

Stéphane Vieira, Glaucy Ortiz Lange, Wellington Pfiffer, Thiago Flores e Laline Cenci

Durante a realização do concurso, o Modelab, em parceria com a Cerâmica Candelária, também organizou duas palestras, de forma virtual. A palestra “Muito além de um logotipo”, ministrada por Daniel Bittencourt Garcia, ocorreu no dia 16 de abril. Daniel é professor no SENAC em Cachoeira do Sul. A segunda palestra, intitulada “Identidade Visual”, ocorreu no dia 22 de maio e foi ministrada por André Noronha, formado em Desenho Industrial e professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Alvorada. André Noronha também fez parte da Comissão Julgadora do concurso.

Acordo de Cooperação Técnica prevê a realização de mais projetos e ações conjuntas de Ensino, Pesquisa e Extensão

O Acordo de Cooperação Técnica vem sendo tratado desde 2019, tendo sido consolidado em dezembro de 2020. Entre as atividades acordadas no termo, além da realização do Concurso de Ideias para a nova identidade visual da Cerâmica Candelária, estão a elaboração de modelos virtuais dos blocos para a realidade aumentada e a elaboração do catálogo de produtos com o material produzido.

Para realizar estas atividades, está sendo desenvolvido um projeto de pesquisa intitulado G.A.M.A.T.(Geometrias, Modelagem, Algoritmos e Tecnologias Aplicadas), coordenado pela Profa. Laline Cenci, do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus da UFSM em Cachoeira do Sul, como parte do grupo de pesquisa do Modelab. Neste projeto estão sendo realizados estudos de modelagem geométrica, modelagem paramétrica, fabricação digital e construção robótica.

Além disso, o acordo firmado prevê inúmeras outras possibilidades de cooperação com a empresa, sempre buscando a ampliação das técnicas construtivas da alvenaria tradicional na região, tendo em vista a relevância da troca de experiências para o aprimoramento do conhecimento e do ensino e a importância do intercâmbio técnico, científico e cultural entre universidades e empresas para o desenvolvimento regional e nacional.

Para saber mais sobre o Laboratório de Modelagem, acesse https://www.ufsm.br/laboratorios/modelab .