Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Campus da UFSM em Cachoeira do Sul receberá Estação de Recarga Rápida (ERR) para veículos elétricos



O projeto Rota Elétrica Mercosul – Suporte ao Desenvolvimento e Gerenciamento para Mobilidade Inteligente, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, implantará uma Estação de Recarga Rápida (ERR) em Cachoeira do Sul. O projeto é um P&D ANEEL (Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica) que teve início com o Grupo CEEE e UFSM, e hoje conta com o financiamento do Grupo Equatorial, sendo a FATEC (fundação) a gestora da execução do projeto, junto a universidade. O Rota Mercosul prevê a implementação do primeiro corredor para abastecimento rápido para veículos elétricos do RS ao longo de 905 km, coordenado pela professora Alzenira Abaide.

O corredor será composto de estações de recarga rápida nas cidades de Torres, Osório, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro, Cristal, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Arroio Grande e Jaguarão. Ao todo serão instaladas 11 ERRs, já que a cidade de Santa Vitória do Palmar irá receber duas estações, tendo em vista a extensão do município e o trecho de conexão. Isso possibilitará viajar até o Uruguai, que já possui carregadores elétricos, distribuídos em seu território. A partir do país vizinho, será possível chegar a Buenos Aires, na Argentina, pela travessia do estuário do Prata. Também será possível acessar a Argentina e o Paraguai através das rotas da CELESC- Centrais Elétricas de Santa Catarina e da COPEL – Companhia Paranaense de Energia.

O projeto, que será implementado ao longo de 4 anos, está em execução desde 2021. Apesar de Cachoeira do Sul não fazer parte da Rota Mercosul, a instalação deste ponto – uma contribuição adicional do Grupo Equatorial – se tornou estratégica para viabilizar o deslocamento da equipe do projeto de Santa Maria e de Cachoeira do Sul até o ponto mais próximo da Rota, que será na região da grande Porto Alegre. Segundo o professor da UFSM-CS e integrante do projeto, Nelson Knak Neto, além de ser um ponto estratégico para recarga, a instalação desta estação é bastante interessante para que também possam ser desenvolvidas pesquisas no campus de Cachoeira do Sul. Knak ressalta que pesquisas como está se tornam essenciais dentro do contexto em que estamos inseridos, de busca para redução de emissões de gases poluentes e escassez de recursos. “Esse projeto, além de contribuir nesse contexto, conectará o Rio Grande do Sul ao corredor elétrico já existente nos estados de Santa Catarina e Paraná e ao Uruguai, trazendo redução de custos aos usuários e tornando o turismo ainda mais atrativo na região, uma vez que o custo da energia elétrica é mais atrativo se comparado ao custo de combustíveis fosseis”, complementa o professor.

 

Como é a Estação de Recarga Rápida (ERR) que será instalada na UFSM-CS?

O espaço permitirá o carregamento de dois carros elétricos por vez. Será instalada no estacionamento do campus. Como o campus passará a contar com uma usina fotovoltaica, será garantido que os veículos elétricos – que não poluem – possam receber energia de fontes renováveis.

Junto a estação de recarga serão instalados carports, que são espaços visualmente iguais a pergolados, com cobertura de painéis fotovoltaicos. Também serão instaladas fontes de geração eólica e armazenadores, para que os veículos elétricos possam, assim como na UFSM, receber energia de fontes renováveis.

A Estação terá capacidade de fazer recargas rápidas, em 30 minutos. As estações de recarga semirrápidas levam de 4h a 8h, e as lentas, de 8h a 12h.

 

Ilustrações: Camila Santarem, acadêmica de Desenho Industrial, bolsista da Agência de Inovação e  Transferência de Tecnologia (Agittec)

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-3590

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes