Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fórum de Extensão acontece no campus da UFSM em Cachoeira do Sul



Na tarde desta quarta-feira (08), o campus da UFSM em Cachoeira do Sul recebeu a 1ª edição do IX Fórum Regional Permanente de Extensão, promovido pela Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão (CAFE), da Pró-reitoria de Extensão (PRE). O evento acontece semestralmente em todos os campi da UFSM e serve como base para o direcionamento de recursos, identificando as demandas sociais da comunidade em que a Universidade está inserida.

Após dois anos sendo realizado no modelo remoto, o Fórum voltou a ser promovido presencialmente nos campi da Instituição. Participaram do encontro, representantes da comunidade externa, prefeitura, câmara de vereadores, conselhos e associações, além de membros da comunidade acadêmica do campus. Na oportunidade, também foi assinado o Edital Especial para Ações de Extensão baseado em critérios internos e externos. O Edital irá seguir uma agenda de médio e longo prazo, onde são consideradas as prioridades apontadas nos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Regional no âmbito dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES), bem como os resultados da Consulta Popular anual.

Durante a abertura do evento, os presentes puderam ouvir as falas dos componentes da mesa de cerimônia: o reitor da UFSM, prof. Luciano Schuch; o diretor do campus, prof. Anderson Dal Molin; a vice-prefeita Angela Schumacher Schuh; e o representante do COREDE Jacuí Centro, Igor Noronha. Nos discursos, foram salientados a relevância dos projetos de extensão, criando laços e aproximando a comunidade da Universidade, e as transformações que já ocorreram na cidade desde que campi de instituições de ensino superior se instalaram no município, como a UERGS e a UFSM. Também foi ressaltado a importância do apoio do poder público local na concretização do ensino superior em Cachoeira do Sul e os desafios de desenvolver as atividades de uma universidade, mediante aos cortes orçamentários que estas instituições vem sofrendo ao longo dos anos e mediante ao recente bloqueio anunciado pelo Governo Federal no último mês.

Após as falas, o prof. Rudiney Pereira, coordenador de Articulação e Fomento à Extensão da PRE, iniciou a sua apresentação sobre os projetos de extensão desenvolvidos na UFSM, em especial no campus de Cachoeira do Sul. Foram apresentados os investimentos feitos no último ano e as expectativas para o ano de 2022.

A 2ª edição do IX Fórum Regional Permanente de Extensão no campus da UFSM em Cachoeira do Sul acontecerá no dia 23 de novembro.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-3695

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes