Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

LAMOT auxilia Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões no desenvolvimento do plano de mobilidade urbana



Com o objetivo de elaborar o plano de mobilidade urbana, a Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões juntamente com o Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) da UFSM, através de acordo de cooperação, vêm desenvolvendo atividades necessárias para a construção desse instrumento que irá nortear todas as ações relacionadas à mobilidade urbana do município a curto, médio e longo prazo.
O Plano de Mobilidade é o instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) instituída pela lei federal nº 12.587/2012. Essa lei estabelece que todos os municípios com mais de 20 mil habitantes são obrigados a elaborar um plano de mobilidade em um processo participativo com os diversos setores da sociedade civil, para garantir uma mobilidade urbana acessível e sustentável a seus habitantes.Nesta segunda-feira, o LAMOT recebeu a visita da equipe de trabalho da prefeitura de Palmeira das Missões em Cachoeira do Sul. Nesta etapa do trabalho, o objetivo foi a apresentação dos dados iniciais dos levantamentos realizados pela equipe e também do diagnóstico sobre a mobilidade urbana do município a partir da perspectiva da população. Após o reconhecimento dos dados, a equipe trabalhou na elaboração da visão de futuro para a mobilidade urbana e iniciou a etapa de desenvolvimento dos objetivos, metas e ações relacionadas e obrigatórios para o planejamento do futuro da mobilidade urbana.
Participaram do encontro os seguintes representantes de Palmeira das Missões: o coordenador Municipal de Trânsito José Darci Prado; o coordenador do Departamento de Engenharia Renato Rens; o agente de Trânsito Olmiro Felicetto; e o responsável pela Equipe de Sinalização Marcos Sergio. A equipe do LAMOT que realizou o trabalho é composta pelos bolsistas, Alexandre Grings e Gabriel Nobre Da Silva Eickel, do curso de Eng. de Transportes e Logística do campus Cachoeira do Sul; Victoria Righetto Corrêa, do curso de Engenharia Civil, campus Santa Maria; Antonio Lanfredi Leite, do curso de Administração, campus Palmeira das Missões; e Leda Evangelista Braidoti, do curso de Jornalismo, campus Frederico Westphalen; além dos professores orientadores Vanessa T. Alves, Brenda Medeiros Pereira, Felipe Caleffi, João Rodrigo Mattos e Alejandro Ruiz Padillo.
A atividade terá continuidade no início de janeiro para finalização desta etapa. A entrega do plano de mobilidade urbana está prevista para final de março. A equipe da Prefeitura ainda visitou a cidade de Cachoeira do Sul para conhecer a “famosa” rótula das 5 esquinas e o novo pórtico da cidade, ambos projetos desenvolvidos pela UFSM campus Cachoeira do Sul.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-4162

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes