Nesta segunda-feira, dia 09 de janeiro, integrantes do Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) da UFSM receberam, no campus de Cachoeira do Sul, representantes da Prefeitura de Palmeira das Missões para dar continuidade na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do Município. O LAMOT está desenvolvendo este Plano através de um acordo de cooperação da UFSM com a Prefeitura.
Na primeira reunião presencial em Cachoeira do Sul, que ocorreu em dezembro de 2022, foram estabelecidos objetivos, metas e ações para o Plano de Mobilidade. Naquela oportunidade foram trabalhados os seguintes pontos: 1) serviços de transporte público coletivo; 2) circulação viária; 3) infraestrutura do sistema de mobilidade urbana; e 4) acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade.
Já na reunião que ocorreu ontem, foram trabalhados mais sete pontos, sendo eles: 5) integração dos modos de transporte público e destes com os privados e os não motorizados; 6) operação e disciplinamento do transporte de carga na infraestrutura viária; 7) polos geradores de viagens; 8) áreas de estacionamentos públicos e privados, gratuitos ou onerosos; 9) áreas e horários de acesso e circulação restrita ou controlada; 10) mecanismos e instrumentos de financiamento do transporte público coletivo e da infraestrutura de mobilidade urbana; e 11) sistemática de avaliação, revisão e atualização periódica no Plano de Mobilidade Urbana em prazo não superior a 10 anos.Estes 11 tópicos são obrigatórios para a composição de um Plano de Mobilidade.
Agora, com a definição dos objetivos, metas e ações para estes 11 pontos do Plano de Mobilidade, os integrantes do projeto irão finalizar o documento técnico, com os dados primários e secundários já coletados em Palmeira das Missões através de questionário. O documento finalizado deverá ser entregue em março para a Prefeitura. Após essa entrega, o Município deve tramitar o documento para que o Plano de Mobilidade Urbana se torne lei municipal.
Para saber mais informações sobre a primeira reunião, acesse aqui.