Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Alunos da UFSM-CS começam a morar na Casa do Estudante

Entrega oficial das chaves para ocupação da Casa do Estudante aconteceu na manhã do dia 29 de março

Na manhã de ontem, dia 29 de março, foi realizada a entrega oficial das chaves para ocupação da Casa do Estudante do campus da UFSM em Cachoeira do Sul. Estiveram presentes no evento a vice-prefeita Ângela Schuh; a secretária de Indústria e Comércio, Vanessa Csaszar; a vereadora Adriana Palladino, representando o legislativo municipal; além da ex-vice-prefeita municipal Mariana Carlos. Também participaram da cerimônia, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, profa. Gisele Martins Guimarães; o coordenador geral do DCE, Daniel Ballin; o diretor do campus de Cachoeira do Sul, prof. Anderson Dal Molin; o vice-diretor, prof. Giovani Zabot; a Assistente Social, Mari Bortoli, servidores e alunos do campus da UFSM-CS.

A ocupação da Casa do Estudante (CEU VI) é um marco muito importante para o campus da UFSM em Cachoeira do Sul. O prédio conta com 15 apartamentos, que irão, inicialmente, abrigar quatro estudantes, totalizando 60 vagas. Caso seja necessário, os apartamentos poderão comportar até 8 estudantes em cada unidade. Os apartamentos contam com um espaço de sala e cozinha integrados, dois dormitórios e um banheiro.

O Programa de Moradia Estudantil está vinculado ao Programa de Benefício Socioeconômico (BSE). Assim, a moradia estudantil é voltada a estudantes que possuam o BSE e cumpram os pré-requisitos estabelecidos. Para concorrer a uma vaga, os estudantes precisam se inscrever no edital de Processo Seletivo para Participação no Programa de Moradia Estudantil. Até o final desta semana, sete estudantes já estarão residindo na CEU VI, mas, ao longo do semestre mais estudantes deverão ingressar na Casa. Isso porque o edital é contínuo e fica aberto durante todo o semestre, com chamadas periódicas. Para saber mais sobre o Processo Seletivo, acesse o Edital 12/2023.

Durante o evento, a pró-reitora Gisele Guimarães lembrou que a assistência estudantil é uma das pautas prioritárias da Universidade, sendo a UFSM, inclusive, reconhecida pelo seu trabalho nesta área. Para a professora, a Casa do Estudante é uma garantia de permanência do estudante na graduação. O diretor do campus, Anderson Dal Molin, também salientou a importância deste momento para a garantia do futuro destes alunos. Ele ainda coloca que é um momento muito importante para o campus, já que está sendo entregue um espaço que terá impacto direto no cotidiano dos estudantes. Apesar disso, ressalta o diretor, novos desafios estão sempre surgindo, como assegurar a segurança e transporte público para estes acadêmicos que agora irão residir no campus. Além disso, o professor lembrou que a gestão da UFSM-CS está constantemente buscando recursos para melhorar a sua infraestrutura e concretizar a implantação do campus e que o apoio da comunidade cachoeirense é fundamental para que possamos sonhar com um campus consolidado e que atenda muitos outros estudantes.