Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório GRIN divulga resultados de ações sobre o Cicloturismo em Cachoeira do Sul



Reunião de apresentação dos resultados das ações sobre o Cicloturismo.

No dia 19 de abril, o Núcleo de Estudos em Gestão de Riscos e Infraestrutura – GRIN, laboratório do campus da UFSM em Cachoeira do Sul, por meio de ação de extensão firmada entre a Pró-Reitoria de Extensão (PRE-UFSM) e o COREDE Jacuí-Centro, dentro do eixo de Estímulo ao desenvolvimento do Setor Turístico, disponibilizou à Secretaria de Turismo de Cachoeira do Sul, através do seu Secretário Itamar Luz, e aos representantes dos cicloturistas do município, os resultados de estudos técnicos sobre rotas cicloturísticas.

Atuaram no desenvolvimento dos estudos, como membros do campus da UFSM em Cachoeira do Sul, as bolsistas Elenara Santiago Callegaro e Bianca da Silva Friedrich e os docentes Robison Keith Yonegura, Lucas Delongui, Lucas Veiga Ávila e Rogério Brittes da Silva. Os estudos ainda contaram com a participação, como membros externos, da turismóloga do município, Livia Lima; dos representantes dos ciclistas, Rafael Krügel e Raquel Aires Sousa; e do representante da Assembleia Legislativa, Ramires Tiago Lauxen.

A ação busca atender a Lei Estadual 34/2021, de autoria da Deputada Zilá Breitenbach, cujo propósito visa agregar valor à cadeia do turismo sustentável, promover a mobilidade e a valorização do meio ambiente, além de fomentar a economia e o desenvolvimento regional.

Dos produtos gerados nessa ação, destacam-se os materiais gráficos (folder) e digitais (site e aplicativo) que visam melhorar a comunicação e a informação para o público-alvo. Esses materiais contêm rotas ciclo turísticas, utilizando dados de georreferenciamento (distância, duração, altimetria, entre outros); bem como informações sobre pontos de referência (edificações históricas, paisagens notáveis, pontos de apoio), história dos locais, curiosidades do município, agenda de eventos da região e informações de segurança. Os materiais entregues foram elaborados para serem atualizados dinamicamente, ou seja, podem ser gerenciados diretamente pelos entes envolvidos com o cicloturismo.

Veja o folder aqui e acesse o aplicativo/site através deste link.



Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-4397

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes