Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Estúdio Sarasá ministra palestra para curso de Arquitetura e Urbanismo

No dia 24 de abril de 2023, ocorreu, na Casa de Cultura de Cachoeira do Sul, a palestra intitulada “A Zeladoria do Patrimônio Cultural: o Château d’Eau e outras experiências no sentir e fazer a preservação de culturas”, ministrada pelo coordenador e idealizador da Zeladoria do Patrimônio Cultural, conservador restaurador, Antonio Sarasá, juntamente com Flávia Sutelo, diretora de criação, projetos culturais e zeladoria no Estúdio Sarasá.

O evento contou com a participação de cerca de 120 pessoas, sendo a maioria alunos do curso de arquitetura, além de representantes da Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura – AMICUS e do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural – COMPAHC. Também estiveram presentes membros da comunidade interessados na área do patrimônio.

Flávia Sutelo, profª Luiza Pacheco Delongui, profª Juliana Pádua e Antonio Sarasá

Organizado pelas professoras arquitetas e urbanistas Juliana Pádua, Luiza Pacheco Delongui e Paula Olivo, a palestra abordou questões importantes acerca da preservação e conservação do patrimônio cultural. Foi a primeira vez que o Estúdio Sarasá fez uma fala direcionada aos alunos do curso de Arquitetura, e há a ideia de promover outros momentos similares de exposição, reflexão e discussão acerca do patrimônio.

Além disso, está sendo considerada a possibilidade de realização de oficinas de sensibilização sobre aspectos patrimoniais, técnicas construtivas tradicionais, conservação e zeladoria do patrimônio material.

Segundo as organizadoras, a palestra teve repercussão muito positiva e, acredita-se, que tenha contribuído sobremaneira para a formação dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo. “Agradecemos a disponibilidade dos convidados e a significativa adesão dos alunos e demais interessados que estiveram presentes”, complementa a professora Luiza Pacheco.