Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Vestibular extraordinário da UFSM será realizado no dia 9 de julho

A divulgação do edital e o início das inscrições estão previstos para 12 de maio



O vestibular extraordinário da UFSM em 2023 será realizado no dia 9 de julho, domingo. A data foi confirmada durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (5), na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria. Também foi anunciado que o edital do vestibular será divulgado no dia 12 de maio, com início das inscrições nesta mesma data e término em 12 de junho. As inscrições poderão ser feitas pelo sistema da instituição. O valor ainda não foi divulgado, mas não deve ultrapassar o do Enem.

Em 2023, o vestibular acontece no meio do ano para ingresso nos cursos com vagas para o segundo semestre. Após, a estimativa é que a realização da prova ocorra no início de cada ano para ingresso no primeiro e no segundo semestre letivo. No total, neste processo seletivo, serão ofertadas 469 vagas: 395 no Campus Sede, 57 no Campus Cachoeira do Sul e 17 no Campus Palmeira das Missões. Trinta e nove cursos de graduação serão contemplados nessa retomada do vestibular (ver imagens). Dessa forma, 30% das vagas serão preenchidas pelo vestibular. O restante, 70%, será via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

A prova será aplicada em um único dia, manhã e tarde, em todos os campi da UFSM. O concurso será elaborado a partir das áreas comuns do Enem. Pela manhã, questões de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. À tarde, Linguagem e suas Tecnologias e Redação. 

“Estamos preparados para essa retomada”

Durante a entrevista coletiva, o reitor, Luciano Schuch, destacou o trabalho desenvolvido para que o retorno do vestibular ocorresse ainda em 2023. “Fazer o processo seletivo não é algo novo para nós. A UFSM seguiu trabalhando em outras provas e concursos, então, estamos preparados para essa retomada”, comentou. Duas comissões atuam no processo do vestibular. A Comissão de Seleção, composta por professores, trabalha na elaboração das provas. Já a Comissão de Ingresso Acadêmico, entre outras questões, discute a aplicação de ações afirmativas.

O pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, afirmou que todas as formas de ingresso na instituição atendem à Lei de Cotas, nº 12.711/2012. “A Lei de Cotas é uma conquista em relação às ações afirmativas para o nosso comprometimento com uma universidade plural e diversa”, completou.

O retorno do vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS), em conjunto com o SiSU, foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFSM no dia 5 de abril. A resolução prevê também outras formas de ingresso aos cursos de graduação da UFSM.

Durante a coletiva de imprensa, o reitor também falou sobre o orçamento da UFSM para 2023

Texto e foto: Thaís Imming, acadêmica de Jornalismo, voluntária da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-4444

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes