Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Professores da UFSM participam de projeto que utiliza Inteligência Artificial para auxiliar na transmissão de energia elétrica

Professores do campus da UFSM em Cachoeira do Sul estão a frente do projeto que prevê o desenvolvimento de um sistema autônomo para a inspeção do estado operacional de cadeias de isoladores e estruturas em torres de transmissão. Esse processo será feito através da análise, por ferramentas de Inteligência Artificial (IA), de imagens coletadas em campo por aeronaves não tripuladas com rotinas de voo automatizadas.

O projeto é coordenado pelo professor Dion Lenon Prediger Feil e conta com a participação dos professores Laura Lisiane Callai dos Santos, Nelson Knak Neto e Paulo César Vargas Luz, todos do curso de Engenharia Elétrica do campus da UFSM em Cachoeira do Sul. Além deles, ainda fazem parte do projeto, os professores Daniel Pinheiro Bernardon e Vinícius Jacques Garcia, do campus sede, e três alunos de doutorado, um aluno de mestrado e dois estudantes de iniciação científica da UFSM.

A CPFL-T está presente no projeto como investidor e suas equipes de inovação e técnica atuam como pesquisadores, em conjunto das equipes do INESC e Fox IoT. O projeto segue os Procedimentos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PROPDI), programa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Segundo o planejamento, o projeto será desenvolvido em 36 meses. Entre as principais etapas do projeto estão os estudos teóricos, o treinamento dos voos dos drones e a configuração dos algoritmos de Inteligência Artificial.

Com a aplicação desta tecnologia pela empresa de Energia Elétrica, se espera que haja uma melhor gestão da manutenção, com diagnósticos mais assertivos, promovendo uma redução de erros e agilizando o processo. Além disso, os diagnósticos realizados por IA podem contribuir com data lakes, entregando dados cada vez mais precisos.