Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

UFSM-CS mais arborizada

Projeto Nogueiras plantou mudas de noz-pecã no campus. Já um pomar comunitário da UFSM-CS foi implantado pela comunidade acadêmica.

Na última sexta-feira, dia 25, a comunidade acadêmica da UFSM – Cachoeira do Sul se reuniu para implantar um pomar comunitário no campus. Cerca de 40 mudas frutíferas, doadas por servidores, funcionários e alunos da Unidade, foram plantadas em um espaço próximo do futuro RU e da Casa Administrativa. Diversas espécies vão compor o pomar, como bergamoteira, abacateiro, laranjeira, caquizeiro, goiabeira, entre outras.

Mas essas não foram as únicas mudas que foram plantadas no campus de Cachoeira do Sul nos últimos tempos. O Projeto Nogueiras do curso de Engenharia Agrícola realizou o plantio de 46 mudas de noz-pecã no campus. O projeto de extensão está em atividade desde o primeiro semestre deste ano e tem como objetivo principal a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática, desde o plantio até a colheita.

O trabalho também envolve estudantes dos outros cursos do campus e parcerias externas com a Divinut e produtores parceiros. Por ser um projeto de extensão, visa transmitir o conhecimento à comunidade externa, com treinamentos a agricultores, técnicos e todos os interessados que queriam participar do projeto.

Além dos frutos que serão produzidos, ao longo do tempo, as árvores também promoverão sombreamento no campus, com benefício a toda comunidade acadêmica e visitantes.

Fotos do plantio do pomar:

Fotos do plantio das nogueiras-pecã: