Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Projeto de extensão da UFSM-CS produzir materiais didáticos manipuláveis para escolas públicas de Cachoeira do Sul

Iniciado em agosto deste ano, o projeto de extensão “Produção de materiais didáticos manipuláveis para escolas de ensino fundamental através de fabricação digital” já está colocando em prática suas produções. O projeto, coordenado pelo professor do curso de Arquitetura e Urbanismo Júlio Pires, também conta com a participação dos professores Laline Cenci e Olavo Avalone e dos alunos Carlos Eduardo Sarmento e Aila Bredow, além de professoras das escolas públicas do Município.

O objetivo do projeto é desenvolver Materiais Didáticos Manipuláveis (MDM) diversos, através de fabricação digital, para utilização em aulas do ensino fundamental em escolas públicas da rede estadual. Assim, as professoras das escolas passam as demandas de materiais aos integrantes do projeto, descrevendo-os fisicamente e abordando a metodologia de uso em sala de aula, além de informar as competências que elas esperam que os estudantes adquiram após após a utilização dos materiais. Depois de receberem esta explicação, os integrantes da UFSM projetam e produzem os materiais através da técnica de fabricação digital por corte a laser. Os insumos utilizados para produção são basicamente sobras de MDF do Laboratório de Modelagem (ModeLAB) e também matéria-prima fornecida pelas escolas.

Neste momento do projeto, os materiais desenvolvidos começaram a ser aplicados em sala de aula, estando em uso em uma etapa de testes e validação. Com os primeiros retornos positivos das professoras, já é possível verificar que os MDMs estão auxiliando na aprendizagem dos estudantes. Assim, a equipe já avalia a ampliação do projeto para outras escolas em uma segunda etapa que poderá ser desenvolvida posteriormente.