Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

UFSM-CS refaz experimento de Eratóstenes em parceria com Instituto Federal do Pará

O experimento analisa a curvatura e raio da Terra, comprovando o formato esférico do Planeta

Cachoeira do Sul – RS

No dia 27 de setembro, quatro dias após o equinócio de primavera, alunos da disciplina de Geoprocessamento, do curso de Engenharia Agrícola do campus da UFSM em Cachoeira do Sul, orientados pelo professor Mario Sergio Wolski, participaram de atividade do Projeto Eratóstenes. Enquanto no campus da UFSM – Cachoeira do Sul os estudantes realizavam medições e cálculos a partir da posição solar, essas mesmas medições também eram realizadas na cidade de Altamira – PA por estudantes orientados pelo professor Milton José de Paula, do Instituto Federal do Pará. Esse experimento faz parte de um projeto coletivo e integra o projeto Eratóstenes, organizado por professores da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade de Buenos Aires, Argentina.

Altamira – PA

No século III a.C. o grego Eratóstenes (276-c.195 a.C.) determinou, pela primeira vez, dimensões do planeta Terra, utilizando noções básicas de trigonometria e Astronomia, observando as disposições das sombras de determinados objetos em dois locais diferentes durante o meio dia solar. O experimento de Eratóstenes é retratado nas obras “Os dez mais belos experimentos científicos” e “A medida do mundo”, pelo filósofo norte-americano Robert P. Crease. Eratóstenes. forneceu evidências concretas da esfericidade terrestre, uma ideia que era debatida e questionada na época. Isso ajudou a estabelecer a compreensão da forma e das dimensões do nosso planeta.

A aplicação do método é simples e tem melhorado a percepção dos estudantes em relação a astronomia, cartografia, geometria, física e matemática. Durante as atividades, os alunos tanto de Altamira quanto de Cachoeira do Sul determinaram o meio-dia solar verdadeiro, a direção Norte-Sul geográfica; determinaram a latitude do local; calcularam o raio, diâmetro e circunferência da terra; verificaram se o sol fica “a pino” na sua região; determinaram distâncias esférica, plana e elipsoidal entre as duas cidades (na época de Eratóstenes essa medição era realizada por bematistas).

Após a coleta detalhada dos dados, os cálculos desenvolvido em conjunto com as duas instituições, revelaram resultados muito próximos da realidade, o que proporcionou uma importante confirmação das medidas realizadas. Isso não apenas reforçou a confiança dos alunos em suas observações, mas também os motivou a aplicação da abordagem científica sistemática como meio essencial de compreender a Terra.