Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Projeto PaComê lança seu site e busca criar rede de cidadania alimentar em Cachoeira do Sul

Site apresenta pontos de comércio de agricultura local e familiar, além de encontrar dicas de alimentação saudável e cuidados na escolha e conservação dos alimentos

O projeto PaComê iniciou suas atividades em 2020, no campus da UFSM em Cachoeira do Sul, em uma parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). A ação iniciou-se tendo em vista a necessidade e importância de rever nosso espaço e relações de consumo, destacando a importância das paisagens produtivas como elementos para se pensar o desenvolvimento sustentável.

A iniciativa possui a missão de promover e difundir teorias e práticas que discutam a produção, preparação e alimentação incluindo as paisagens produtivas originárias dos vários biomas brasileiros para a garantia da biodiversidade, da saúde, da adaptação às mudanças climáticas e, inclusive da promoção do patrimônio cultural, do convívio social e das memórias afetivas através de uma rede de colaboração interdisciplinar entre profissionais de diferentes áreas.

Através de atividades como criação e gestão de mídias sociais, produção de recursos audiovisuais informativos e promoção do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, o projeto almeja construir uma rede de entusiastas de alimentação saudável, plantio agroecológico e culinária com produtos da terra. Também visa disseminar o conhecimento acerca das paisagens produtivas em áreas urbanas, explorando desde técnicas de cultivo até a relação que a população institui com estas áreas a fim de dar um novo significado aos espaços da cidade.

Nesta semana, o projeto está lançando oficialmente o seu site, que traz uma iniciativa de mapeamento de pontos de venda e produção de alimentos. Esta ação tem o objetivo de facilitar o acesso aos produtores locais e fomentar a criação de uma rede de cidadania alimentar. Estas informações são disponibilizadas no site do projeto, https://pacomecsufsm.wixsite.com/ufsm-cs, criando um portal interativo onde os consumidores poderão encontrar informações sobre onde comprar alimentos locais e frescos. Há também um espaço onde os próprios produtores podem encaminhar suas informações, tornando este mapa uma representação da diversidade, disponibilidade e riqueza da produção local. O objetivo é promover a agricultura local ao mesmo tempo em que estabelece as bases para uma comunidade consciente e saudável, beneficiando a todos nós.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Mariana Coronas, o PaComê espera, ao longo de seu desenvolvimento, criar espaços de encontro e materiais instrutivos de alta qualidade. Essa abordagem visa não apenas facilitar uma comunicação e interação mais atrativa e interessante ao público, mas também servem como ferramentas para cultivar vivências mais harmoniosas com o espaço, o meio ambiente, o corpo e a mente.

Texto: Adriel Sturzbecher – Estagiário de Comunicação
Revisão: Amanda Costa e Mariana Coronas