Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Direção do campus se reúne com Poder Executivo e Legislativo municipal



No final da última semana, os professores Anderson Dal Molin e Giovani Zabot, diretor e vice-diretor do campus da UFSM em Cachoeira do Sul, estiveram reunidos com o Poder Executivo e Legislativo municipal para tratar de diversas pautas.

Na quinta-feira, dia 25, a reunião tratou sobre a cooperação entre a UFSM – Cachoeira do Sul e a Prefeitura Municipal para estudos na área de saneamento e drenagem. Estiveram presentes, além do vice-diretor Giovani Zabot, a prefeita Ângela Schuh; Helio Garcia Júnior, procurador-geral do Município; Edson das Neves Junior, superintendente da Defesa Civil; e os professores do Núcleo de Estudos em Gestão de Riscos e Infraestrutura (GRIN) da UFSM, Lucas Veiga Ávila, Lucas Delongui, Régis Leandro Lopes da Silva e Robison Keith Yonegura.

Durante a reunião, após a prefeita colocar a necessidade de um projeto conceitual, um projeto básico e um projeto executivo para pleitear recursos do governo federal, foi apresentado, pela Defesa Civil, o diagnóstico de regiões de risco e proteção da população atingida por enchentes, vendavais, granizos e outros eventos climáticos. Na sequência, o coordenador do GRIN, professor Lucas Ávila, apresentou as atividades desenvolvidas e em desenvolvimento pelo Laboratório nas esferas municipal, estadual e nacional relacionadas ao tema, ressaltando a multidisciplinaridade da equipe que compõe o Núcleo. Ainda foi comentado pelos professores Régis Lopes da Silva, Lucas Delongui e Robison Yonegura, a necessidade de um plano de saneamento e drenagem para o Município, o que é uma tarefa de longo prazo e visa o planejamento da cidade para a situação atual e futura. A próxima etapa envolve a marcação de uma nova reunião entre a UFSM-CS e a Prefeitura Municipal, na qual será apresentado, pela Defesa Civil, o que já foi mapeado de locais de riscos e pontos emergenciais de solução, além da realização de uma visita in loco nos principais pontos para se conhecer a situação antes dos estudos técnicos.

Já na manhã do dia 26 de janeiro, a Direção do campus realizou duas reuniões: uma com o Poder Executivo e outra com o Poder Legislativo municipal.

A reunião que o ocorreu na Prefeitura de Cachoeira do Sul contou com a presença da prefeita Ângela Schuh; Vanessa Csazar, secretária interina de Coordenação e Planejamento e secretária de Indústria e Comércio; Fernando Cantarelli, secretário do Interior e Transportes e secretário da Agricultura e Pecuária; Luciula Pinto da Silva, gerente de Projetos da Prefeitura; diretores da UFSM-CS; e do coordenador Administrativo do campus, Júlio Modesto da Silva.

O encontro tratou sobre a licitação do trevo de acesso ao campus. Durante a reunião, a prefeita assinalou que a licitação deve ocorrer em breve, uma vez que o projeto está pronto e aprovado pela Caixa Econômica Federal e o Município recebeu mais R$ 1 milhão do governo do estado para completar a obra. Nos próximos dias, deverá ser assinado o convênio entre o Estado e o Município. Ao final do encontro, a Direção do campus se colocou à disposição para auxiliar no que for necessário e aguarda a abertura da licitação.

Para finalizar a agenda de reuniões, os diretores e o coordenador Administrativo do campus ainda se reuniram com o presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, Ronaldo Trojahn para parabenizar a posse do novo presidente e solicitar o apoio do Legislativo nos pleitos da UFSM. Durante o encontro, o diretor Anderson Dal Molin solicitou apoio da casa legislativa para os pleitos da UFSM, em específico junto ao Governo Federal para o cumprimento da pactuação da implantação do campus. Na oportunidade, o diretor ainda convidou o legislativo para participar no evento “Viva o Campus” que acontecerá neste primeiro semestre de 2024 e salientou que, neste ano, o campus da UFSM em Cachoeira do Sul completa 10 anos. Ele ainda sugeriu que fosse realizada uma Sessão Ordinária da Câmara nas dependências do campus em alusão a este período comemorativo.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-5382

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes