Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docentes da UFSM – Cachoeira do Sul recebem bolsa de produtividade do CNPq



Três professores do campus da UFSM em Cachoeira do Sul foram contemplados nas Chamadas de Bolsa de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Através da Chamada CNPq nº 09/2023, duas bolsas de Produtividade em Pesquisa foram destinadas aos projetos dos professores Paulo Ademar Avelar Ferreira e Paulo Carteri Coradi. Esta Chamada é destinada aos pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos Comitês de Assessoramento.

O professor Paulo Avelar receberá uma bolsa Nível E por 36 meses para desenvolver o projeto “Interações entre plantas micorrizadas e comunidade microbiana na ciclagem de fósforo em diferentes regiões brasileiras”. As comunidades microbianas, bem como a participação efetiva de microrganismos simbióticos com as raízes das plantas, têm papel importante na disponibilização e aquisição de nutrientes que auxiliam no desenvolvimento de diversos vegetais. Sabendo disso, esta pesquisa busca compreender de forma mais efetiva como se dão estas interações entre plantas de soja e milho micorrizadas e a comunidade microbiana no que diz respeito à ciclagem de nutrientes em ambientes agrícolas.

Já o professor Paulo Coradi obteve aprovação de bolsa Nível D por 48 meses para desenvolver o projeto de pesquisa “Monitoramento da massa de grãos nas operações de transporte, secagem e armazenagem utilizando tecnologia não destrutiva”. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de tecnologias e métodos não destrutivos para realização do monitoramento em tempo real e a predição da qualidade da massa de grãos nas diferentes etapas da pós-colheita. Segundo o professor, o estudo contribuirá com a segurança alimentar e a sustentabilidade, com a conservação da qualidade dos grãos nas etapas de pós-colheita e a redução de perdas. Além disto, o monitoramento da massa de grãos nos diferentes processos de pós-colheita contribuirá para a segregação dos lotes quanto à qualidade e consequentemente uma maior agregação do valor comercial do produto.

O professor Marcus Vinícius Tres receberá, através da Chamada CNPq nº 04/2023, uma bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) nível II por 36 meses. As propostas cadastradas na Chamada para a área de Tecnologias Agrárias, na qual o professor Tres foi contemplado, deveriam propor avanços tecnológicos e soluções inovadoras com potencial de adoção por cadeias produtivas e agroindústrias, visando reduzir a dependência externa, fomentar o empreendedorismo inovador, aumentar a competitividade e promover a liderança do setor Agropecuário brasileiro, de forma produtiva e sustentável, em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A proposta de projeto apresentado pelo professor trabalha o Controle Biológico na Agricultura e as Alternativas Naturais para um Cultivo Sustentável de Alimentos.

 

Projetos já contemplados nos anos anteriores estão sendo desenvolvidos no campus de Cachoeira do Sul

Em 2022, os professores Giovani Leone Zabot e Hilton Abilio Gründling receberam subsídios destas chamadas para desenvolverem seus projetos. Já em 2023, o professor Leander Luiz Klein recebeu verba da Chamada de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, na área de Administração, Contabilidade e Economia.

O professor Giovani Zabot trabalha em seu projeto com Composição de grãos de soja cultivada em terras baixas. O projeto tem como objetivo avaliar a qualidade de soja cultivada em terras baixas em termos de parâmetros físico-químicos, especialmente em função de proteínas, lipídios e micronutrientes, para fortalecer a expansão do cultivo em áreas não tradicionais.

O projeto desenvolvido pelo professor Hilton Gründling trabalha o Desenvolvimento de Controladores Preditivos Adaptativos e Robustos por Modelo de Referência e começou a ser executado ainda em 2021, antes mesmo de ser contemplado pelo CNPq. O trabalho propõe analisar as técnicas de controle preditivo num contexto de tempo contínuo e discreto, realizando as provas matemáticas de estabilidade, comparando os resultados com as técnicas existentes e propondo novos algoritmos de tempo discreto. Além disso, o estudo busca aplicar estes algoritmos em plantas que justifiquem a necessidade de uso deste tipo de esquema devido às suas características de serem variantes no tempo com incertezas paramétricas e sujeitas às dinâmicas não modeladas. Dentre estas, se podem citar: filtro ativo paralelo e série/paralelo conectados na rede de distribuição;
controle sem sensores mecânicos (sensorless) de motores elétricos e geradores eólicos conectados na rede de distribuição.

A pesquisa do professor Leander Klein contemplado em 2023 trabalha com a Gestão Lean em Instituições de Ensino Superior (IESs) e a sua Validação de uma escala de tipos de desperdícios. O objetivo do projeto é construir e validar um instrumento para avaliação e mensuração dos tipos de desperdícios em IESs, tendo como base o sistema Lean. Para isso, o projeto vem aplicando a pesquisa em IESs de todo o Brasil, bem como em IESs de Portugal. Até o momento, dentre os principais resultados, pode-se ressaltar a validação de uma escala clara e estruturada sobre tipos de desperdícios em IES, a projeção de dissertações de mestrado, bem como a prospecção e disseminação de uma cultura de redução dos desperdícios nas IESs e entre as pessoas. O projeto, que iniciou em março de 2023 tem vigência até fevereiro de 2026.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-5485

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes