Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Apresentação dos candidatos à Vice-Direção do CCR – Gestão 2018 a 2021

A Comissão de Consulta do CCR deu a oportunidade para que os candidatos à vice-Direção do Centro, na ordem do sorteio e com direito ao mesmo número de palavras (200), exponham suas trajetórias e propostas à comunidade acadêmica. Confira:

1 – TOSHIO NISHIJIMA

Nasceu em Duartina (SP). Viveu a infância em Ipatinga (MG). Aos dez anos, foi para o Rio de Janeiro (RJ). Formou-se Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Veio ao Rio Grande do Sul para cursar o Mestrado em Engenharia Agrícola no Centro de Ciências Rurais (CCR/UFSM). Foi professor na Universidade do Estado de Santa Catarina em Lages (SC). Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS/IPH é Professor do Departamento de Engenharia Rural do CCR/UFSM nos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e Especialização em Educação Ambiental.
Coordenou o Curso de Agronomia de março de 2012 à junho de 2018. Com a experiência adquirida nos seis anos como Coordenador de Curso, é candidato no processo de consulta à Comunidade do CCR/UFSM para a escolha do(a) VICE-DIRETOR(A) para o período 2018 a 2021.
Conhecedor da responsabilidade de compor a Direção do Centro com a finalidade de promover o Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação em Ciências Rurais, buscará praticar os atos necessários à consecução destes objetivos com respeito e dignidade.
Incentivará a participação firme e responsável dos Núcleos, Unidades e Comissões que auxiliam o desempenho das funções da Direção.

2 – MAURO VALDIR SCHUMACHER

O candidato à vice direção do CCR, Prof. Dr.nat.techn. Mauro Valdir Schumacher, possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), Mestrado em Ciências Florestais pela ESALQ/USP (1992) e Doutorado em Ecologia e Nutrição Florestal pela Universitaet fuer Bodenkultur, Viena/Austria (1995). Atualmente é professor Titular do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria, professor de Graduação e de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFSM. Coordena o Laboratório de Ecologia Florestal e é editor chefe da revista Ecologia e Nutrição Florestal. Atual Líder Científico do programa cooperativo sobre Produtividade Potencial do Pinus no Brasil (PPPIB), junto ao Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), também é membro individual da International Union of Forest Research Organization (IUFRO). O Professor Mauro buscará, junto aos Estudantes, Técnicos Administrativos em Educação e Professores, uma gestão integrada, honesta e transparente, visando sempre a excelência do CCR.
A coordenação de projetos científicos com empresas privadas nacionais e internacionais, bem como convênios com instituições estrangeiras de ensino e pesquisa, resultaram em um perfil empreendedor, inovador e de apreço pela gestão de pessoas.
Engajamento e responsabilidade moverão a atuação do professor junto a direção do CCR.
Conto com o seu apoio nesta empreitada.

3 – ZAIDA INÊS ANTONIOLLI

Professora Titular do Departamento de Solos, Dra. em Ciência do Solo pela Universidade de Adelaide (Austrália), Mestre em Fitotecnia, Bióloga e Técnica Agrícola, chefe do Departamento de Solos por 4 anos, Coordenadora Substituta no PPG em Agronomia. Atuação em 4 disciplinas no Curso da Agronomia, orientadora nos PPG em Ciência do Solo, e em Agrobiologia, publicou mais de 153 artigos científicos, mais de 180 orientações na graduação e pós-graduação. Também coordena convênios internacionais com Espanha, Eslovênia e Holanda. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 2.
PROPOSTA: Trabalhar junto com o Diretor do Centro e a comunidade do CCR para favorecer a integração, mediação, transparência e comunicação com alunos, técnicos administrativos, professores e demais pessoas integrantes do CCR.
Buscar melhorias para as salas de aulas, espaço físico e ambiental, apoio as coordenações de cursos, departamentos, especializações, unidades e programas de pós-graduação além de atuar com determinação e motivação para o crescimento do nosso CCR.
Trabalhar para valorização do ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS DA UFSM.

4 – GERSON GUAREZ GARCIA

O professor Gerson Guarez Garcia possui graduação em Zootecnia, mestrado e doutorado em produção animal pela Universidade Federal de Santa Maria e atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Zootecnia. Já foi professor nos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, sendo o primeiro Zootecnista Paraninfo de uma turma de Medicina Veterinária da UFSM. Em seus 17 anos de UFSM, foi professor homenageado por 28 turmas, sendo seis como Paraninfo e duas como Patrono; recebeu também prêmio Destaque Ensino CRMVZ RS. Dentro desses anos de “casa”, foi Chefe do Departamento de Zootecnia e professor do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, por muitos anos responsável pelo Setor de Suinocultura junto ao Departamento de Zootecnia, membro da Comissão de Ensino do CRMVZ RS e Secretário-Geral da SBZ.
Hoje é membro conselheiro do CEPE e do CCR; e, tem atuado nos últimos anos como Coordenador do Curso de Zootecnia.
OBJETIVO NA VICE-DIREÇÃO: Ser um Facilitador, intermediando a demanda de Professores, Técnicos Administrativos e Acadêmicos, na busca de soluções.

A consulta irá ocorrer das 00h 01min do dia 5 de novembro às 17h do dia 7 de novembro pelos Portais – do Aluno, RH e do Professor – na aba “Questionários”, para acessar a consulta basta clicar aqui.