Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Proposta de formação de Cooperativa de Produtores de Carvão Vegetal da Fronteira Centro-Oeste é articulada pela UFSM e ganha força



Ocorreu ontem (10), em São Pedro do Sul, uma reunião com a Secretária de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Sr.ª Regina Hernandes, com a participação do Professor Jorge Farias e do produtor de carvão vegetal Sr. Mauro Borin, para apresentar o projeto de formação de uma Cooperativa de Produtores de Carvão Vegetal da Fronteira Centro-Oeste.
 
Esta proposta é resultado do projeto de pesquisa “A integração cooperativa, crédito e produção como estratégias de agregração de valor e comercialização da produção florestal em sistemas silvipastoris em propriedades familiares”, com apoio do CNPq.  A proposta de formação de Cooperativa apresentada é resultado do trabalho dos Professor Jorge Farias, do Departamento de Ciências Florestais e do Professor Vitor Reisdorfer, do Curso Superior de Gestão de Cooperativas, e também conta com o apoio da Emater.
 
A ideia da Cooperativa está alicerçada no potencial de produção de carvão vegetal para consumo doméstico e para exportação, tendo como fornecedora de lenha a pecuária familiar através dos sistemas silvipastoris ou integração floresta-pecuária. O estudo apresentado demonstra a viabilidade técnica e financeira do projeto, o seu caráter de desenvolvimento regional e o principal motivo da reunião foi solicitar auxílio da Prefeitura de São Pedro do Sul visando disponibilizar, provisoriamente, um prédio comercial para o início das atividades da Cooperativa. 
 
Atualmente o projeto envolve 30 produtores distribuídos em cinco municípios em torno de São pedro do Sul. O saldo da reunião foi muito positivo e foi estabelecida uma agenda positiva visando a implementação da proposta. Na opinião do Professor Jorge Farias, a UFSM tem um papel fundamental para auxiliar e promover o desenvolvimento regional, e esse projeto se constitui em um excelente exemplo de como a UFSM pode contribuir com esse propósito.
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-6778

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes