Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

2ª Reunião de Atualização técnica sobre calagem e adubação em frutíferas ocorreu em Caçador – SC

O Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – NRS/SBCS – promoveu, de 04 a 06 de outubro de 2022, em Caçador (SC), a 2ª Reunião de Atualização Técnica sobre Calagem e Adubação em Frutíferas. O evento foi realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) e Associação de Engenheiros Agrônomos da Região de Caçador (AEAC).

Mais de 300 pessoas participaram presencialmente dos três dias de evento em Caçador. O público foi composto por estudantes, professores, pesquisadores, técnicos e produtores ligados ao setor frutícola. Além disso, 20 palestras técnicas foram proferidas e abordaram resultados de pesquisas sobre videira, macieira, lúpulo, maracujá, pitaya, citros, oliveiras, nogueira pecã. Temas de maior alcance também foram abordados, como perspectivas futuras da nutrição de plantas, estimativa do estado nutricional de frutíferas e eficiência no aproveitamento de fertilizantes e fertirrigação.

Mais de 65 trabalhos técnicos foram apresentados na forma de pôster, que foram publicados um livro de Anais do evento. Quatro trabalhos foram selecionados pela comissão organizadora para apresentação oral. O livro pode ser acessado clicando aqui.

Além disso, no evento foram lançados dois livros: “Atualização Técnica sobre calagem e adubação em frutíferas“ e “Contaminação de solo em pomares e vinhedos: causas, efeitos e estratégias de manejo”. Estas duas obras, junto com o livro “Atualização Técnica sobre calagem e adubação em frutíferas (da 1ª Reunião) estão sendo comercializados pelo NRS-SBCS. Convém destacar que os livros da 1 e 2ª  da Reunião são complementares. Por isso, sugere-se aos interessados a aquisição dos dois materiais técnicos.

Destacamos ainda o lançamento de 04 softwares CNDs para interpretação de nutrientes em folhas de frutíferas. O evento encerrou com uma visita técnica ao packing house e pomares comerciais da Fischer Agroindustrial, localizada em Fraiburgo (SC).

Diversas Instituições foram parceiras do evento, como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Federal Farroupilha, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS), Embrapa Clima Temperado, Embrapa Uva e Vinho, entre outras.

O evento contou com o patrocínio do CREA-SC, Yara Fertilizantes, Mosaic Fertilizantes, Vinícola Aurora, Fischer Agroindustrial, Sociedade Brasileira de Fruticultura e apoio da FAPESC.

A próxima edição da Reunião de Atualização Técnica sobre Calagem e Adubação em Frutíferas será realizada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves (RS). A data será divulgada nas próximas semanas.