Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Caravana do Leite ocorre durante todo o mês de outubro

Em outubro ocorre a Caravana Leite Seguro, a iniciativa é mais uma ação do Programa Leite Seguro, da Embrapa Clima Temperado, em parceria com o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul (LFDA/RS) que apresentará uma programação de eventos para o público consumidor e atividades voltadas para a capacitação de produtores em Boas Práticas Agropecuárias e de técnicos na elaboração de derivados do leite.

A abertura da Caravana ocorreu no dia 5, às 19h, na Associação Rural de Pelotas, durante a 96° Expofeira, com o evento Queijos: Sabores e formas, que abordará o amplo universo dos queijos, levando o expectador a uma experiência sensorial, percorrendo os seus aromas, sabores, texturas e processos, com o objetivo de informar sobre os benefícios do consumo de queijo. Para conduzir o evento, foi convidada a professora e doutora em Tecnologia de Alimentos, Neila Richards, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A Caravana Leite Seguro segue com suas atividades durante todo o mês de outubro, dedicando espaço para oficinas e cursos de derivados, abordando o uso do leite e produtos lácteos no dia a dia. Além dos tradicionais dias de campo com produtores, nesta edição será organizado o Dia de Campo Caminhos do Leite, que visa integrar professores, coordenadores e também as famílias de estudantes com idade entre 8 e 12 anos.

A intenção da Caravana é promover a conscientização dos consumidores e público em geral sobre como funciona a produção leiteira, os processos pelos quais o leite passa até chegar ao consumidor e quais os benefícios do leite e derivados para a saúde humana.

Confira a programação completa da Caravana do Leite Seguro

05/10 – Palestra Queijos Sabores e Formas

Abordou o amplo universo dos queijos, levando o expectador a uma experiência sensorial, percorrendo os seus aromas, sabores, texturas e processos.

18/10 – Oficina Doce De Leite

Apresentação sobre o uso de leite e derivados em receitas, abordando a experiência sob a perspectiva do sabor e da nutrição, durante a execução de um cardápio com leite e derivados.

19/10 – Dia de Campo: Caminhos do Leite – ETB – 9h às 16h

Dia de Campo destinado aos consumidores, em especial professores e estudantes entre 8 e 12 anos e suas famílias. Serão apresentadas as etapas da produção leiteira, os produtos lácteos e os benefícios do consumo de leite e derivados.

20/10 – 10°Dia de Campo do Leite – ETB – 9h às 16h

Apresentação de tecnologias de Boas Práticas Agropecuárias na atividade leiteira, para técnicos e produtores.

28/10 – Curso de Queijos

Tipos, técnicas de fabricação, requisitos de segurança e qualidade e normativas para comercialização.

Fonte: Embrapa Clima Temperado