Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Embalagens com colágeno e óleos essenciais podem revolucionar a indústria de alimentos



As embalagens fazem parte do nosso dia a dia e são indispensáveis na compra de muitos alimentos. Nos últimos anos, o uso excessivo destes materiais principalmente os plásticos de “uso único” tem chamado a atenção devido questões ambientais.

No mundo, cerca de 390 milhões de toneladas de plástico são fabricados anualmente, o maior destino deste material é para a fabricação de embalagens flexíveis, onde os bioplásticos representam apenas 1%.

Através deste cenário, a pesquisa e desenvolvimento de filmes e embalagens biodegradáveis com melhores propriedades para a sua aplicação em alimentos são importantes e necessárias.

O projeto de doutorado da acadêmica Suslin Raatz Thiel, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSM, tem como foco a produção de embalagens ativas à base de fibra de colágeno com a incorporação de óleos essenciais, já conhecidos por suas atividades biológicas.

Os filmes desenvolvidos apresentaram propriedades importantes para a sua aplicação como embalagem de alimentos, como a resistência a selagem a quente, resistência ao vácuo e resistência mecânica.

Como embalagem ativa apresentaram atividade contra seis bactérias patogênicas. Sua aplicação foi realizada em um produto cárneo fatiado pronto para consumo, onde a embalagem resistiu ao armazenamento refrigerado.

Além disso, o produto acondicionado em embalagens adicionadas de óleos essenciais em sua matriz apresentaram menor perda de umidade, atividade de água, menor oxidação lipídica e inibição da bactéria Escherichia coli.

 

Informações e fotos fornecidas pela Disciplina de Bromatologia Animal, vinculada ao Centro de Ciências Rurais.

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-7221

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes