Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

“Banquetaço” celebra a volta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar



Nesta segunda, 27 de fevereiro, acontece o 2º Banquetaço, junto ao Terminal de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. O evento vai celebrar a reativação, por parte do governo federal, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), extinto nos primeiros dias do governo anterior, em 2019. O Consea é o órgão responsável pela estruturação das políticas de combate à fome no país e tem em sua composição 2/3 de integrantes da sociedade civil e 1/3 da área governamental.

Logo após o encerramento do Conselho, quatro anos atrás, seguiu-se o esvaziamento de recursos para o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA), ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ao Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar, entre outros. O 1º Banquetaço ocorreu em 27 de fevereiro de 2019 e objetivara protestar contra a extinção do Consea.

Nesta segunda edição, conforme Juarez Felisberto, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Maria (Comsea-SM), haverá um almoço coletivo (risoto com arroz orgânico para 500 pessoas) gratuito, sendo que parte do cardápio será distribuído para população em situação de rua, por meio do Comitê de Emergência Ruas – CER-SM).

Participam do evento, além de representações sindicais e de movimentos sociais, alguns músicos e musicistas, entre eles (as), Gisele Guimarães e Maninho Pinheiro, Paola Matos, Elias Resende, Associação de Capoeira de Rua Berimbau.

Mesmo após o encerramento do Conselho Nacional, entidades e movimentos conseguiram manter em funcionamento o Comsea Municipal e o CONSEA-RS. A partir da rearticulação do CONSEA Nacional, conforme Felizberto, há uma expectativa de que se consiga avançar na formulação de políticas e na definição de diretrizes para a garantia do direito humano à alimentação adequada e no combate emergencial à fome.

No país, atualmente, 33,1 milhões de pessoas estão identificadas como vivendo em situação de fome, sendo que 58,7% da população vive com algum grau de insegurança alimentar, frisa nota do Comsea.

Coluna de Claudemir Pereira publicada no Diário de Santa Maria. Juarez Felisberto é servidor do CCR, lotado no Departamento de Zootecnia da UFSM, saiba mais da sua atuação clicando aqui.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-7379

Publicações Recentes