Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe FieldCrops e Epagri publicam livro focado na sustentabilidade da lavoura de milho em Santa Catarina



As informações apresentadas no livro “Potencial e lacunas de produtividade de Milho em Santa Catarina” são resultado do esforço em conjunto de extensionistas e pesquisadores da Epagri e da Equipe FieldCrops da UFSM.
 
A publicação visa difundir informações e identificar caminhos para aumentar a produção de milho em Santa Catarina, aliando eficiência produtiva e lucratividade ao produtor. Os assuntos foram abordados de maneira simples e objetiva, para facilitar o entendimento do potencial de produtividade, potencial de produtividade limitado por água, das lacunas de produtividade e dos fatores de manejo que promovem perdas de produtividade nas lavouras de milho de Santa Catarina. Para tal, foram acompanhadas 293 lavouras de milho em santa Catarina nas safras 2020-2021 e 2021-2022.
 
 
Os tópicos abordados nesse livro buscam facilitar a compreensão das interações entre genótipo, ambiente, manejo e produtor. Por conter a interação de fatores muito complexos, cada lavoura é única, assim, as informações contidas precisam ser adaptadas para cada realidade, o que só é possível a partir de um profundo conhecimento sobre a ecofisologia da planta e do sistema de produção. Os extensionistas e pesquisadores da Epagri ofereceram uma brilhante contribuição para sustentabilidade da produção de milho de Santa Catarina. Aumentar a produção de grãos nas áreas já utilizadas para a agricultura é um compromisso que a extensão assume com as gerações futuras.
 
Esse livro foi resultado de um Acordo de Cooperação entre Epagri e UFSM. A aluna de mestrado do PPGAGRO da UFSM, Isabela Pilecco liderou as atividades na UFSM e o Dr. Leandro do Prado Ribeiro coordenou as atividades pela Epagri. O Professor Alencar Zanon destaca que esse livro além de avançar a barreira do conhecimento, irá ajudar o produtor de milho de Santa Catarina ser mais sustentável.
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-7661

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes