Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Projeto “Olha o Passarinho!” realiza visita educativa na Escola Pinto Ribas em Itaara

No dia 20 de abril, o projeto “Olha o Passarinho!” realizou uma visita educativa na Escola Pinto Ribas, em Itaara, proporcionando uma experiência única para a turminha do 4° ano. Essa iniciativa é uma ação de extensão permanente da Universidade Federal de Santa Maria, voltada para os alunos da rede fundamental de ensino e tem sido executada por professores e acadêmicos de graduação desde 2011.

O projeto tem como objetivo principal promover a conscientização ambiental por meio do aprendizado sobre as aves, estimulando relações harmoniosas entre o homem e a natureza, pautadas no respeito, no cuidado e na valorização do meio ambiente. Para alcançar esse propósito, as atividades são divididas em duas etapas: palestra em sala de aula e prática de observação de aves no ambiente utilizando binóculos.

Durante a visita à Escola Pinto Ribas, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma palestra interativa, na qual foram apresentados conceitos sobre a importância das aves no ecossistema e a necessidade de sua preservação. Os estudantes puderam aprender sobre diferentes espécies de aves e seus habitats, além de compreenderem a influência desses animais no equilíbrio da natureza.

Após a palestra, os participantes foram conduzidos para a prática de observação de aves no ambiente escolar. Munidos de binóculos, eles puderam explorar o entorno da escola em busca de diferentes espécies de pássaros. Essa atividade proporcionou um contato direto com a natureza e despertou a curiosidade das crianças para a diversidade e beleza das aves que habitam seu próprio entorno.

O projeto “Olha o Passarinho!” tem alcançado resultados significativos ao longo dos anos, contribuindo para a formação de uma consciência ambiental mais sólida nos estudantes. Através dessa iniciativa, espera-se que as crianças desenvolvam um olhar mais atento para a natureza, compreendendo a importância da preservação dos habitats e da biodiversidade.

A equipe responsável pelo projeto expressou sua satisfação em levar o conhecimento sobre as aves para os alunos da Escola Pinto Ribas, destacando a importância da educação ambiental como ferramenta fundamental para construir um futuro sustentável.

O projeto “Olha o Passarinho!” continuará realizando visitas em escolas da região, buscando alcançar cada vez mais estudantes e despertar neles o interesse pelo meio ambiente e a consciência da sua preservação. Com iniciativas como essa, a Universidade Federal de Santa Maria reafirma seu compromisso com a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável.