Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Artigo revela atividade antioxidante sinérgica em misturas de extrato de própolis: uma nova pesquisa da UFSM publicada na Scientific Research Publishing



Um novo estudo intitulado “Synergistic Antioxidant Activity in Brazilian Propolis Extract Blends: An in Vitro Study” foi recentemente publicado na renomada revista Scientific Research Publishing. A pesquisa apresenta descobertas promissoras sobre a atividade antioxidante da própolis brasileira e destaca a possibilidade de uma interação sinérgica entre diferentes extratos.

Os pesquisadores do CCR e CCNE – José Dilson Francisco da Silva, Suslin Raatz Thiel, Sabrina Somacal, Fernanda Cristina Breda, Pimpernelli Jonco dos Santos, Osmar Damian Prestes, Renato Zanella e Renius de Oliveira Mello – empregaram um projeto de mistura simplex-lattice com metodologia de superfície de resposta para avaliar a atividade antioxidante sinérgica in vitro de misturas de extratos de própolis vermelha, verde e marrom. A capacidade antioxidante in vitro das misturas de extrato de própolis foi medida usando o ensaio de capacidade de absorção de radical de oxigênio por fluorimétrico (ensaio ORAC).

Os resultados revelaram uma interação antioxidante sinérgica entre os extratos verde e marrom. Além disso, por meio de um modelo preditivo, os pesquisadores identificaram uma mistura binária composta por 59% de extrato de própolis verde e 41% de extrato de própolis marrom, que apresentou um aumento na atividade antioxidante de aproximadamente 54%.

Essas descobertas sugerem a possibilidade de redução das dosagens desses antioxidantes naturais em diversas aplicações potenciais, incluindo saúde e alimentos. Isso representa uma alternativa altamente promissora para o uso racional e valorização da própolis. A atividade antioxidante da própolis tem despertado grande interesse devido aos seus possíveis benefícios para a saúde humana. A capacidade de neutralizar os radicais livres pode ajudar a prevenir danos oxidativos às células e está associada a uma série de condições, incluindo doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e câncer.

A própolis brasileira é conhecida por ser rica em compostos antioxidantes, como flavonoides e ácidos fenólicos. A descoberta dessa interação sinérgica entre os extratos de própolis verde e marrom destaca a importância de considerar a combinação de diferentes tipos de própolis para obter o máximo benefício antioxidante. No entanto, os pesquisadores enfatizam a necessidade de estudos adicionais, incluindo ensaios clínicos, para confirmar esses resultados preliminares e estabelecer diretrizes para o uso terapêutico e nutricional dessas misturas de extrato de própolis.

A publicação desse artigo na Scientific Research Publishing é um marco significativo para o avanço do conhecimento científico sobre as propriedades da própolis brasileira e sua aplicação potencial em várias áreas. As descobertas desse estudo abrem caminho para pesquisas adicionais e o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas e produtos alimentícios que possam se beneficiar da atividade antioxidante sinérgica da própolis brasileira. O estudo também destaca a importância de preservar e valorizar os recursos naturais do Brasil.

Para ler o artigo clique aqui.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-8237

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes