Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisa sobre aproveitamento de nitrogênio por videiras viníferas é concluída



No dia 9 de maio, foi concluído com sucesso o experimento sobre “Estratégias de aproveitamento de Nitrogênio por videiras viníferas”, realizado como parte da tese da doutoranda em Ciência do Solo, Adriele Tassinari membro do GEPACES – Grupo de Estudos de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos em Solos. A pesquisa, que teve como objetivo identificar as estratégias de aproveitamento de nitrogênio em cultivares de videiras viníferas cultivadas em solo arenoso, submetido à aplicação de fertilizante nitrogenado, avaliou as cultivares ‘Chardonnay’ e ‘Pinot Noir’, enxertadas no porta-enxerto Paulsen 1103.

O experimento teve início com a implantação das vinhas em uma área de estudo especialmente preparada para esse fim. Durante o período de cultivo, as videiras foram submetidas a diferentes níveis de adubação nitrogenada, visando compreender como a fertilização afeta o crescimento e desenvolvimento das plantas, bem como a qualidade das uvas produzidas.

Ao longo do experimento, foram realizadas análises e coletas de dados, incluindo medições de crescimento das plantas, teor de nitrogênio no solo e nas folhas, análise dos componentes físico-químicos das uvas, entre outros parâmetros relevantes. Essas informações foram fundamentais para a compreensão das estratégias de aproveitamento de nitrogênio pelas videiras viníferas estudadas.

Os resultados preliminares indicam que as diferentes cultivares apresentaram respostas distintas à adubação nitrogenada, evidenciando a importância de considerar as características específicas de cada variedade ao definir as estratégias de fertilização. Além disso, foi observado que o tipo de solo e o porta-enxerto também desempenham um papel crucial no aproveitamento do nitrogênio pelas videiras.

Os dados coletados ao longo do estudo serão submetidos a uma análise mais aprofundada, e os resultados finais serão compartilhados em publicações científicas e apresentações em eventos acadêmicos. Espera-se que as descobertas dessa pesquisa possam contribuir para aprimorar as práticas agrícolas no setor vitivinícola, proporcionando maior sustentabilidade e qualidade na produção de uvas viníferas.

Com a conclusão bem-sucedida desse experimento, Adriele Tassinari dá mais um passo rumo à conclusão de sua tese de doutorado, reforçando seu compromisso com a ciência e sua contribuição para o campo da viticultura.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-8267

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes