Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Investigações em Fitopatologia da UFSM realiza seminários sobre doenças de plantas



O Grupo de Investigações em Fitopatologia (GFIT) da UFSM organiza durante cada semestre seminários sobre doenças de plantas, proporcionando aos integrantes do grupo a oportunidade de aprofundar suas pesquisas e compartilhar conhecimentos com a comunidade acadêmica.

Neste semestre, diversos temas relacionados à fitopatologia foram abordados pelos integrantes do grupo. Gabrieli Manfio foi responsável por apresentar o tema “Vírus e Viroides”, compartilhando informações cruciais sobre esses agentes patogênicos. Gerson Rodrigues palestrou sobre “Nematóides”, destacando sua importância e impacto na agricultura. Bruna Daltrozo trouxe o tema “Fungos Fitopatogênicos” e abordou suas características e formas de controle.

Aline Roso apresentou a palestra “Grupos e Classificação de Doenças”, fornecendo uma visão geral sobre a classificação das doenças de plantas. Laura Viera trouxe o assunto “Epidemiologia de Doenças de Plantas”, discutindo os padrões de disseminação e medidas preventivas. José Eduardo Dias Alves abordou a “Sintomatologia e Diagnose” das doenças de plantas, auxiliando os participantes a identificar os sintomas e realizar diagnósticos precisos.

Guilherme Morandini apresentou informações sobre “Bactérias Fitopatogênicas”, destacando sua influência nas culturas agrícolas. Fabio Mulinari trouxe os “Princípios Gerais, Medidas e Métodos de Controle de Doenças em Plantas”, compartilhando estratégias eficazes para lidar com as doenças fitopatológicas. Ingrid Soncini discutiu o “Ciclo de Relações Patógeno-Hospedeiro”, abordando a interação entre patógenos e plantas hospedeiras.

O GFIT, sob a coordenação técnica dos professores Júlio Silva e Jansen Santos, tem como objetivo promover a pesquisa e o conhecimento na área de fitopatologia. Os seminários organizadas pelo grupo forneceram uma importante oportunidade para os integrantes aprofundarem suas pesquisas e compartilharem suas descobertas com o grupo.

As apresentações promoveram o debate e a troca de ideias entre os participantes, contribuindo para o avanço do conhecimento na área. O GFIT reafirma seu compromisso em continuar promovendo atividades que impulsionem a pesquisa e o desenvolvimento científico, visando contribuir para a melhoria da produção agrícola e a saúde das plantas.

Contato para mais informações sobre o grupo e sobre as palestras: gfitopatologiaufsm@gmail.com.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-8496

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes