Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lucas Moretz-Sohn David Vieira apresenta tese inovadora sobre o Selo Quilombos do Maranhão no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da UFSM



Na tarde de hoje (21), Lucas Moretz-Sohn David Vieira, estudante do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), brilhou ao defender sua tese intitulada “O caso do Selo Quilombos do Maranhão: dispositivo de acesso a mercados ou de luta por reconhecimento?”.

A defesa aconteceu em um ambiente repleto de expectativa e contou com a participação da banca avaliadora, composta por especialistas na área.

O trabalho de Lucas aborda um tema de grande relevância para os povos quilombolas e para o desenvolvimento regional do Maranhão: o selo de qualidade, identificação social e territorial de produtos oriundos de comunidades quilombolas produzidos no estado.

O estudo analisou a natureza e o impacto desse selo, discutindo se ele funciona predominantemente como um mecanismo para acessar novos mercados ou como uma ferramenta de luta por reconhecimento e valorização dos produtos e povos quilombolas maranhenses.

A tese destacou o contexto histórico e socioeconômico do Maranhão, examinando como o Selo Quilombos tem sido percebido pelos produtores rurais, empresários e consumidores. Por meio de pesquisas e análises minuciosas, Lucas apresentou uma visão abrangente do impacto desse selo na economia local, bem como seu papel na promoção da identidade cultural, da sustentabilidade e da biodiversidade presentes nas comunidades quilombolas.

A banca avaliadora, composta por pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior, elogiou a profundidade da pesquisa e a originalidade do trabalho.

Os Professores José Marcos Froehlich (UFSM), Delma Pessanha Neves (UFF), Everton Lazzaretti Picolotto (UFSM), Givânia Maria Silva (UnB) e Paulo André Niederle (UFRGS) ressaltaram a relevância da tese para o setor agrícola e sua contribuição para a compreensão das dinâmicas regionais de desenvolvimento.

Para Lucas, a oportunidade de apresentar sua tese e receber o feedback da banca foi gratificante. Ele expressou sua gratidão à instituição e à banca avaliadora pela oportunidade de explorar um tema tão significativo para a realidade maranhense, para os quilombolas e para o campo da extensão rural.

O orientador do trabalho, Professor José Marcos, celebrou o sucesso de seu aluno. Ele destacou o esforço e a dedicação de Lucas na condução da pesquisa e parabenizou-o por oferecer novas perspectivas sobre o Selo Quilombos do Maranhão.

A tese apresentada certamente contribuirá para o enriquecimento do conhecimento no campo da extensão rural. Espera-se que suas conclusões inspirem novas pesquisas e incentivem políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento sustentável e a valorização dos produtos locais no Maranhão e oriundos das comunidades quilombolas.

 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-8576

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes