Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

A história dos seis anos do projeto Flores para Todos é contada no maior evento de Agronomia do Brasil

Equipe PhenoGlad e presidência da SARGS

A Equipe PhenoGlad da UFSM esteve ministrando uma palestra no último dia 14 de setembro no XXXIII Congresso Brasileiro de Agronomia, realizado em Pelotas, RS. O Congresso é o evento mais importante de Agronomia do Brasil e é uma organização da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB) e da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS).

A palestra foi ministrada pela professora do Departamento de Fitotecnia e Coordenadora da Equipe PhenoGlad da UFSM Lilian Osmari Uhlmann. A palestra foi proferida na sala temática: “Cadeias produtivas diversificadas e agregação de renda”. No mesmo local, outras palestras também foram ministradas. Uma delas, intitulada “Cultivo e manejo de Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC’S)” foi proferida pela Engenheira Agrônoma Alda Maria de Aparecida.

Palestrantes da UFSM no evento: profa. Lilian Osmari Uhlmann e Charles Patrick de Oliveira de Freitas

Outra palestra de destaque foi ministrada pelo estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Agronomia da UFSM Charles Patrick de Oliveira de Freitas, CEO e florista da empresa Recando dos Sonhos de Júlio de Castilhos, RS. Durante sua fala, Charles contou a trajetória da empresa Recanto dos Sonhos, formada pelo projeto Flores para Todos e maior exemplo de empreendedorismo disruptivo no projeto. A mediação do debate foi realizada pela Engenheira Agrônoma Ana Paula Guimarães de Farias, instrutora do SENAR e presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Rio de Janeiro (AEARJ).

Outro destaque do CBA/2023 foi a decoração com espécies do projeto Flores para Todos (gladíolo, statice, girassol de corte e ornithogalum), a qual foi realizada pela empresa Recanto dos Sonhos. “Ficamos um pouco ansiosos no início, mas, à medida que fizemos os buquês, os arranjos, foi uma experiência nova e estamos felizes pela parceria”, conta dona Leonir, florista da Recanto dos Sonhos.

Decoração do palco principal do evento realizada pela empresa Recanto dos Sonhos. Nos arranjos, o gladíolo, flor destaque do projeto, chama a atenção pelas suas cores variadas e vibrantes

As hastes florais da cultura do gladíolo, a flor símbolo do projeto Flores para Todos, foram destaque na decoração. A produção dos gladíolos foi realizada na propriedade do produtor sr. Paulino Nazaro de Alegrete, RS, participante da 11° fase do projeto Flores para Todos no 1º Semestre de 2023 e que segue na 12° fase na produção por conta própria, seguindo as recomendações técnicas adquiridas quando da sua passagem pelo projeto. A produção foi acompanhada pelo Engenheiro Agrônomo da Prefeitura Municipal de Alegrete e presidente da SARGS Leonardo Cera.

“Para a decoração do espaço, optamos por arranjos de flores frescas e secas utilizando espuma floral. Nos buquês de flores secas, optamos por usar espuma reciclada. Outras salas no Congresso foram decoradas com buquês utilizando a técnica espiral”, destaca Charles. Outros detalhes sobre a decoração do evento podem ser conferidas em vídeo gravado no CBA/2023 disponível no canal Youtube da Equipe PhenoGlad.

A Equipe PhenoGlad agradece pela oportunidade de apresentar o projeto Flores para Todos no maior evento de Agronomia do Brasil à SARGS, em nome de seu presidente Leonardo Cera, ao Coordenador Nacional do projeto, professor Nereu Augusto Streck, que possibilitou essa parceria, ao produtor de Alegrete, RS – Senhor Paulino Nazaro – e aos nossos demais apoiadores que acreditam no Projeto Flores para Todos e no negócio com as flores.

Desde o início, em 2018, até setembro de 2023 (12ª fase) o Projeto Flores para Todos já alcançou 318 famílias rurais e 55 escolas do campo em 17 estados brasileiros e Distrito Federal, de norte a sul do Brasil.

Fique ligado nas redes sociais PhenoGlad em todas plataformas digitais e acompanhe toda movimentação diária do maior projeto inclusivo de extensão em Floricultura do país – Instagram: @phenoglad; Twitter: @phenoglad1; Facebook: Equipe PhenoGlad; LinkedIn: phenoglad; TikTok: phenoglad; e no canal do YouTube: PhenoGlad.