Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Projeto de Categorização de Serviços de Alimentação na Região Central do RS avança com lançamento da Resolução na Quarta Colônia

A implementação da Categorização dos Serviços de Alimentação na Região Central do Rio Grande do Sul avança com sucesso e tem o financiamento do Edital nº02/2022 do Programa Inova RS da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT/RS) em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria. O projeto está sob a responsabilidade da doutoranda Patrícia Scheffer, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e sob a orientação da professora Dr.ª Neila Richards (UFSM) e coorientação da professora Dr.ª Ana Lúcia de Freitas Saccol (UFN).

A iniciativa, que conta com o apoio técnico de diversas instituições e organizações, incluindo a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões de Santiago, Universidade de Cruz Alta, Universidade Federal de São Paulo e SEBRAE, tem como objetivo principal garantir alimentos seguros aos consumidores e turistas da região. O projeto está sendo implementado em 10 municípios da região central do RS, incluindo Santa Maria, Santiago, Cruz Alta e outros sete municípios da Quarta Colônia.

Doutoranda Patrícia Scheffer e professora Neila Richards

Em 18 de setembro, ocorreram eventos de grande relevância para a Categorização dos Serviços de Alimentação na Região da Quarta Colônia. Cerca de 30 empresários locais foram capacitados sobre a lista de avaliação para obtenção dos selos de qualidade sanitária. Posteriormente, foi lançada a Resolução que estabelece os critérios para a Categorização na região.

A cerimônia de lançamento contou com a presença de diversas autoridades municipais e representantes das universidades envolvidas, incluindo o Prefeito de Restinga Seca, Paulo Ricardo Salerno, Srª Valserina Bulegon Gassen – Secretária executiva do CONDESUS, Norton Soares – Secretário de Saúde de Restinga Seca, Luís Carlos Rubert – Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Faxinal do Soturno, Bianca Trindade – Coordenadora do Turismo de São João do Polêsine, Cíntia Rosso – Secretária da Saúde São João do Polêsine, Cátia Ferret – Secretária de Cultura, Turismo, Desporto e Eventos Silveira Martins, Gabriela de Paula – Secretária da Saúde de Ivorá, Jaqueline Milanese – Presidente da Associação Comercial de São João do Polêsine, Airton Willen – Presidente da Associação Comercial de Agudo, professora Dr.ª Ana Saccol representando a UFN e professora Dr.ª Neila Richards representando a UFSM.

Participantes do evento na Quarta Colônia, no dia 18

A Categorização dos Serviços de Alimentação é uma medida importante para a proteção da saúde pública, fortalecendo também a confiança dos consumidores nos estabelecimentos da região. Além disso, para os turistas, a garantia de que estão consumindo alimentos seguros pode melhorar sua experiência de viagem e influenciar positivamente sua decisão de retornar à região.

Dessa forma, iniciativas como esta se revelam essenciais para promover a saúde, estimular o turismo e fortalecer a economia local. O projeto continua a avançar e promete trazer benefícios significativos não apenas para os empresários da região, mas também para todos os que desfrutam dos serviços de alimentação na Região Central do RS.