Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de mais de 10 anos é desenvolvido pela UFSM e contribui para viticultura sustentável



Será entregue neste mês para viticultores da Campanha Gaúcha a atualização de uma pesquisa que está em andamento há mais de 10 anos na região. A segunda edição do guia Recomendação de Adubação para Vinhedos da Campanha Gaúcha traz novas informações sobre os níveis de nutrientes adequados em solos cultivados com videiras, entre outras especificidades que contribuem para qualificar a viticultura na região.
 
A região da Campanha, na Metade Sul do RS, vem se destacando como uma das áreas mais promissoras no cultivo de uvas para a elaboração de vinhos no Brasil e já possui selo de Indicação de Procedência.
Campanha Gaúcha vem se destacando como uma das áreas mais promissoras no cultivo de uvas para a elaboração de vinhos no Brasil
Campanha Gaúcha vem se destacando como uma das áreas mais promissoras no cultivo de uvas para a elaboração de vinhos no Brasil — Foto: Daniela Radavelli
 
O guia é elaborado com base em estudos conduzidos por professores, pesquisadores e estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, ligados ao Departamento de Solos e Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, com apoio da Vinícola Salton. O projeto teve início em 2011, com a primeira versão do material entregue para produtores de uva há cerca de dois anos, e continuará em realização.
 
Segundo os organizadores do estudo, esses experimentos sobre adubação de solo devem estar entre os de maior duração no território brasileiro e na região da Campanha Gaúcha. A atualização da cartilha é considerada fundamental para especialistas porque apresenta também teores de nutrientes indicados em folhas de videiras em relação à produção de uva e variáveis de qualidade do mosto.
 
“São poucas recomendações no mundo que apresentam quais são os teores adequados de nutrientes em folhas, que permitem a obtenção dos valores máximos, por exemplo, de variáveis como acidez e sólidos solúveis no mosto. Também apresentamos doses de nutrientes a serem aplicadas em vinhedos, em versões mais precisas que as constatadas na primeira aproximação de recomendação de adubação”, explica o coordenador do grupo de pesquisas, professor Gustavo Brunetto, que é engenheiro agrônomo e Doutor em Ciência do Solo.
 
“Por fim, são apresentadas as épocas de aplicação de nutrientes em vinhedos”, completa.
 

Manejo

Com acesso aos novos dados, técnicos e viticultores podem definir detalhes sobre o uso de fertilizantes, identificando qual a dose e o momento ideal de aplicação. A prática, conforme o estudo, contribui para uma viticultura mais sustentável, uma vez que agrega na qualidade da fruta e evita o excesso de nutrientes em solos, que podem aumentar o potencial de contaminação de solos e águas.
 
O objetivo é impactar positivamente, também, na qualidade do vinho elaborado na região. “Hoje, podemos dizer que a recomendação de adubação em videiras na Campanha Gaúcha é uma das mais qualificadas do Brasil e de países da América do Sul. É mais avançada que outras recomendações, inclusive de países tradicionais produtores de uva no mundo”, afirma Brunetto.
 
Segundo o professor, esse patamar foi possível devido aos estudos realizados em parceria entre a UFSM e outras universidades, como a Unipampa – Campus Dom Pedrito, e outras instituições. Assim como com colaboração e apoio do setor privado, como a Vinícola Salton, que é patrocinadora do estudo.
 
Além do suporte financeiro ao projeto, a pesquisa tem os vinhedos da Salton na Campanha Gaúcha – a Azienda Domenico – como cenário. Pesquisadores da UFSM e profissionais da vinícola fazem o monitoramento e o manejo da área experimental.

 

Experimentos sobre adubação de solo devem estar entre os de maior duração no território brasileiro — Foto: Daniela Radavelli/Divulgação
Experimentos sobre adubação de solo devem estar entre os de maior duração no território brasileiro — Foto: Daniela Radavelli

Boas Práticas

Os agricultores parceiros da Salton na Campanha Gaúcha receberão a atualização do guia em um encontro na quinta-feira, dia 26 de outubro. Na oportunidade, será ministrada também uma capacitação referente a boas práticas nas relações de trabalho no campo.
 
Na Serra Gaúcha, cerca de 300 produtores rurais parceiros da vinícola já passaram pela atualização de boas práticas, com destaque a aspectos voltados à contratação de mão de obra sazonal e à gestão rural, entre outros temas.
 
As ações integram o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado pelas vinícolas Salton, Aurora e Garibaldi, com o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS), em março deste ano, após envolvimento em caso de trabalho em condições análogas à escravidão.
 
Com 113 anos, a Salton é a vinícola mais antiga em atividade no Brasil e está entre as maiores produtoras de espumantes do país.
 
Notícia publicado por Globo Rural – São Paulo – 24 de outubro de 2023.
 
 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-9199

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes