Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Alterações importantes no Portal de Projetos da UFSM redefinem coordenação e classificação de projetos

Recentemente, o Portal de Projetos da UFSM passou por significativas mudanças em relação à estrutura de coordenação e à classificação de diferentes tipos de projetos, trazendo novidades que impactam diretamente a dinâmica de registro e gerenciamento de iniciativas de ensino, pesquisa e extensão.

Os ajustes promovidos contemplam aspectos no que diz respeito à coordenação de projetos. Agora, projetos de ensino, pesquisa e extensão podem ser liderados por até dois coordenadores, ambos com atribuições equivalentes: um Coordenador Administrativo e um Coordenador Acadêmico.

Uma das mudanças mais notáveis é a obrigatoriedade de inclusão de um Coordenador Acadêmico, docente da instituição, quando os projetos são cadastrados por Técnicos-Administrativos em Educação (TAE). Essa proposta visa fortalecer a integração entre docentes e servidores administrativos na condução das iniciativas, garantindo uma abordagem mais abrangente e qualificada.

Por outro lado, no caso de projetos cadastrados por docentes, a inclusão de um Coordenador Administrativo, um TAE, torna-se opcional. Essa flexibilidade busca adaptar-se às especificidades de cada projeto e às necessidades individuais dos pesquisadores, sem comprometer a gestão das atividades.

Além disso, uma modificação relevante foi a ampliação das possibilidades de classificação dos projetos. Agora, os Projetos de Ensino e Pesquisa poderão ser classificados também como Prestação de Serviços, ampliando as opções de categorização e reconhecendo a diversidade de atividades desenvolvidas pela comunidade acadêmica. Saiba mais sobre a classificação clicando aqui.

As alterações foram detalhadas nos cards anexados ao Portal de Projetos da UFSM, fornecendo informações mais específicas sobre as novas diretrizes, que podem ser consultados clicando aqui. Essas mudanças visam aprimorar a gestão, fomentar a interdisciplinaridade e otimizar a participação dos diferentes agentes universitários na condução e execução de projetos de relevância para a instituição.

Tais ajustes demonstram o contínuo esforço da UFSM em aperfeiçoar suas ferramentas e processos, promovendo um ambiente acadêmico mais dinâmico e eficiente para o desenvolvimento de iniciativas inovadoras e de impacto para a comunidade.

Por meio dessas modificações, a UFSM reforça seu compromisso com a excelência acadêmica, incentivando a colaboração entre os diversos atores da comunidade universitária e impulsionando a qualidade e a diversidade de seus projetos.

Este é um passo significativo para aprimorar a gestão de projetos na UFSM, promovendo maior flexibilidade e adaptabilidade às necessidades dos diferentes tipos de iniciativas e reforçando a importância da colaboração interdisciplinar e interfuncional na condução de projetos acadêmicos.