Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Palestra do Dr. Dirk Hömberg aborda qualidade do leite e tecnologia de ordenha



No dia 14 de novembro, o Auditório do Colégio Politécnico da UFSM recebeu um evento de grande importância para a comunidade acadêmica e agropecuária. O renomado palestrante Dr. Dirk Hömberg, especialista em bovinocultura e qualidade do leite, trouxe seus conhecimentos para discutir temas importantes para a produção leiteira.

O evento, que contou com a presença de professores, estudantes e profissionais do setor, teve como foco os seguintes temas:

– Critérios e fundamentos biológicos da boa qualidade do leite e da saúde do úbere: o Dr. Dirk Hömberg compartilhou sua expertise sobre os critérios que garantem a qualidade do leite desde a origem, abordando os cuidados necessários com a saúde do úbere das vacas leiteiras. Esse conhecimento é vital para a indústria leiteira, que busca aprimorar a qualidade do produto final.

– Características biotecnológicas relevantes da tecnologia de ordenha: a palestra também abordou as inovações tecnológicas no processo de ordenha de vacas leiteiras. Dr. Dirk Hömberg explicou como a utilização de tecnologias avançadas pode melhorar a eficiência e a higiene da ordenha, resultando em um produto final mais seguro e de melhor qualidade.

– Limpeza de equipamentos de ordenha: a higiene dos equipamentos de ordenha é um fator crítico para evitar a contaminação do leite. O palestrante destacou a importância de práticas rigorosas de limpeza e desinfecção dos equipamentos, garantindo a integridade e a qualidade do leite produzido.

O evento foi uma iniciativa conjunta do Laboratório de Bovinocultura de Leite, Laboratório de Qualidade do Leite (LabQual), Grupo de Estudos em Aditivos na Produção Animal (GEAPA), Laboratório de Genômica Aplicada ao Melhoramento Genético Animal (GenLeite), Centro de Ciências Rurais (CCR), Colégio Politécnico da UFSM e Austrian Development Agency e Calvatis Calgonit. A realização desse evento contou com o apoio dessas instituições e reflete o comprometimento da UFSM com a excelência na pesquisa e na educação na área agropecuária.

O evento teve origem em janeiro de 2023, quando o Dr. Dirk Hömberg realizou uma visita à UFSM, onde teve a oportunidade de conhecer o Tambo da instituição, sob a supervisão do Dr. Júlio Viégas e do Laboratório de Qualidade do Leite (LabQual), sob a coordenação da Dra. Neila Richards. A troca de conhecimentos e experiências nessa visita culminou na organização dessa palestra, que proporcionou uma valiosa oportunidade de aprendizado e networking para todos os participantes.

A palestra do Dr. Dirk Hömberg reforçou a importância da pesquisa e inovação na produção de leite de alta qualidade e na melhoria das práticas agropecuárias. O evento contribuiu para fortalecer a colaboração entre academia e indústria, promovendo avanços significativos no setor leiteiro.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-9399

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes