Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Grande celebração marca aposentadoria do professor José Américo de Mello Filho

Hoje, no Centro de Ciências da Rurais, ocorreu a confraternização em homenagem ao professor José Américo de Mello Filho, que se aposenta no mês que vem após uma ilustre carreira acadêmica de 48 anos em Universidades Federais. A homenagem ocorreu na Sala Cláudio Mussói, na UFSM, onde o professor José Américo dedicou décadas ao ensino e à pesquisa.

O Professor José Américo de Mello Filho iniciou sua jornada no Instituto de Florestas, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em 1º de agosto de 1975, transferindo-se posteriormente, após concurso público, para o Departamento de Engenharia Rural, da Universidade Federal de Santa Maria, contribuindo significativamente para o desenvolvimento acadêmico e intelectual da instituição ao longo dos anos. Em reconhecimento à sua dedicação excepcional, ele alcançou o título de Professor Titular na UFSM em 1º de julho de 1996, um marco que evidencia sua excelência no campo educacional.

A confraternização reuniu colegas do Departamento, Diretor do CCR, alunos, amigos e a esposa do professor José Américo, que compartilharam memórias emocionantes e expressaram gratidão por sua influência positiva. Durante a cerimônia, foram destacados não apenas os feitos acadêmicos do professor, mas também sua notável habilidade em inspirar gerações de estudantes.

O homenageado expressou sua gratidão pela oportunidade de servir à comunidade acadêmica e agradeceu a todos que o acompanharam ao longo de sua carreira. O Prof. José Américo agora aguarda ansiosamente um merecido período de descanso, mas sua influência perdurará nas salas de aula e corredores da UFSM por muitos anos.

A aposentadoria do professor José Américo de Mello Filho não apenas marca o fim de uma era brilhante, mas também celebra uma vida dedicada à busca incessante do conhecimento e à formação de mentes brilhantes.

Fotos enviadas por Estevão Marinho.