Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Nova tecnologia sustentável para produção de carvão vegetal desenvolvida pelo CCR e UFV é destaque em Série Especial da RBS TV



Na última quinta-feira, uma reportagem da série especial “24 Ideias para 2024”, veiculada pela RBS TV, mostrou uma inovação promissora para a produção sustentável de carvão vegetal. A matéria apresenta um projeto liderado pelo professor Jorge Farias, do Departamento de Ciências Florestais da UFSM, que está revolucionando a forma como o carvão é produzido.

A nova tecnologia desenvolvida pela Universidade Federal de Viçosa, em parceria com a UFSM, busca minimizar os impactos ambientais associados à produção de carvão vegetal, um processo historicamente relacionado à degradação florestal e emissões de gases de efeito estufa. A iniciativa, que segue dentro do modelo silvipastoril, não apenas visa reduzir esses impactos, mas também promover a conservação dos ecossistemas florestais.

O método inovador proposto pela equipe envolve o uso de resíduos agrícolas e florestais como matéria-prima principal para a produção de carvão vegetal. Além disso, o processo adota um sistema que permitem uma queima mais limpa e eficiente, resultando em menores emissões de poluentes atmosféricos.

O professor Jorge Farias, coordenador do projeto, ressalta a importância de investir em alternativas sustentáveis para suprir a demanda por carvão vegetal. “Nosso objetivo é mostrar que é possível conciliar a produção de carvão com a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico”, afirma Farias.

O conteúdo completo da reportagem pode ser acessado clicando aqui.

Com a divulgação dessa inovação, espera-se que iniciativas como essa ganhem destaque e incentivem a adoção de práticas mais sustentáveis na produção de carvão vegetal, contribuindo para a construção de um futuro mais verde e consciente.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-9484

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes